• Home »
  • Câmara Municipal »
  • Misericórdia de Lisboa vai construir lares para idosos em Vila de Rei | 3 blocos | 50 camas | 40 postos de trabalho.
Misericórdia de Lisboa vai construir lares para idosos em Vila de Rei |   3 blocos  |  50 camas   |   40 postos de trabalho.

Misericórdia de Lisboa vai construir lares para idosos em Vila de Rei | 3 blocos | 50 camas | 40 postos de trabalho.

O protocolo dá luz verde à construção do primeiro bloco de edifícios, que vai ter uma oferta global de 50 camas e criar cerca de 40 postos de trabalho.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai construir um centro geriátrico em Vila de Rei composto por três lares para idosos, tendo assinado um protocolo e constituído uma parceria com a congénere local, anunciou a câmara Vilarregense.

Prevê-se que o primeiro edifício, de um conjunto total de três blocos, esteja concluído no verão de 2015 e implique um investimento global de 1,7 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões serão comparticipados pela SCML, que terá direito a uma reserva total de 20 vagas para os seus utentes.

Esta nova resposta social que vai surgir no Centro de Portugal, a cerca de uma hora de Lisboa, perto da albufeira de Castelo do Bode, é destinada à prestação de cuidados de saúde para grandes dependentes e deficientes profundos e pessoas idosas em situação de risco ou dependência.

No protocolo, pode ler-se que a SCML justifica a participação no investimento “tendo em conta a actual realidade social do país e concretamente da cidade de Lisboa”.

Rita Valadas, administradora da SCLM, disse à agência Lusa que o acordo celebrado entre as duas Misericórdias é “uma boa solução” para os utentes de Lisboa, “pelo sossego e centralidade do local, pela nova resposta e oferta aos utentes e pela própria parceria em si, que abre novos caminhos de sustentabilidade a outra misericórdia do país”.

O protocolo dá luz verde à construção do primeiro bloco de edifícios, que vai ter uma oferta global de 50 camas e criar cerca de 40 postos de trabalho.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires (PSD), destacou a importância deste protocolo pelo “aumento da resposta social aos idosos do concelho e da região de Lisboa e consequente criação de mais emprego e mais riqueza” para o município.

Visita do 1º Ministro à Unidade de Cuidados Continuados em Vila de Rei

Cuidados Continuados Vila de Rei

Cuidados Continuados Vila de Rei

 

Situado no centro geodésico de Portugal, o município de Vila de Rei é habitado por cerca de 3.500 pessoas e tem apostado estrategicamente na prestação de cuidados assistenciais a idosos para o fomento da empregabilidade e captação de habitantes/residentes.

Actualmente, no concelho de Vila de Rei estão a funcionar seis lares para prestação de cuidados permanentes a idosos, uma unidade de cuidados continuados e a Fundação João e Fernanda Garcia, que presta actividades de apoio social para pessoas com deficiência, o que resulta em 400 postos de trabalho directos na prestação de cuidados de saúde.

 

Fonte:  Jornal Medico

Share