Vila de Rei | Município instala sistema de videovigilância florestal

Vila de Rei | Município instala sistema de videovigilância florestal

O Picoto da Milriça, Centro Geodésico de Portugal, recebeu, no dia 25 de Junho, a instalação de um sistema de videovigilância florestal, numa importante medida de prevenção e deteção de focos de incêndio em todo o Concelho de Vila de Rei.

 

Bombeiros Voluntários de Vila de Rei

Bombeiros Voluntários de Vila de Rei

O projeto teve um custo de 29.400€, suportados na sua totalidade pelo Município de Vila de Rei (estando nos planos da Autarquia a candidatura a fundos comunitários), e inclui a instalação da torre de vigilância no Picoto da Milriça, as aplicações de software necessárias e o licenciamento na Comissão Nacional de Proteção de Dados.

 

O sistema integrado de videovigilância instalado vai permitir a monotorização das imagens por parte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco e pelos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei.

 

Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei e responsável pelo pelouro da Proteção Civil, adianta que “a instalação deste sistema de videovigilância vai permitir que os nossos Bombeiros possuam uma importante ferramenta na deteção, avaliação e acompanhamento de fogos florestais. Com esta medida, esperamos dar um importante contributo para evitar o flagelo dos incêndios que tanto já prejudicaram o nosso Concelho em anos anteriores.”

 

Para o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, Emídio Mora, “para além de conseguirmos uma melhor vigilância da floresta e detetar potenciais comportamentos negligentes ou criminosos, a implementação da videovigilância florestal no Concelho permite-nos a deteção de fogos a longas distâncias e de forma rápida, o despiste imediato de alertas de incêndios, um ataque mais rápido e eficaz às frentes de fogo e a redução de custos operacionais. A instalação deste sistema por parte do Município de Vila de Rei vem assim dar um enorme contributo para a proteção e defesa de pessoas e bens em todo o nosso Concelho.”

Share