PSD de Vila de Rei põe em causa actuação da DGESTE

PSD de Vila de Rei põe em causa actuação da DGESTE

PSD de Vila de Rei põe em causa atuação da DGESTE

O PSD de Vila de Rei tem procedido a todas as diligências possíveis no sentido de que a DGESTE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares viabilize uma turma de 10º ano na Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal – Vila de Rei, permitindo desta forma que os alunos de Vila de Rei prossigam os seus estudos no seu Concelho, em particular aqueles cuja opção se incidia sobre o curso pretendido para Vila de Rei.

Com efeito, estava previsto a inscrição de 22 alunos para o curso em questão (Cientific-Humanisticas de ciências e tecnologia, línguas e humanidades, que funcionaria em regime de turma mista), contudo a transferência autorizada pela DGEST de 6 alunos para a Escola Secundária da Sertã praticamente inviabilizou as pretensões Vilarregenses.

Consideramos que o primeiro erro a ser cometido terá sido este. A autorização de transferência para a Sertã destes alunos veio retirar parte da nossa argumentação, mas não nos retira o direito de afirmar que não se pode continuar a pensar desenvolver o Interior por uma questão de números.

Com efeito, a realização do curso em Vila de Rei estava assegurada pelos professores que já se encontram a trabalhar no nosso Concelho, não envolvendo qualquer verba suplementar, facto que não ocorre, com a presente transferência de estudantes.

Acresce que, terão de ser considerados ainda custos de transporte, assim como, a obrigatoriedade dos estudantes ficarem muitas mais horas longe de casa e do seio familiar.

 

Se a tudo isto juntarmos a necessidade de conferir a escolaridade obrigatória a um aluno com necessidades educativas especiais encontramos argumentos mais do que suficientes que justificam a pertinência da manutenção do 10º ano de escolaridade em Vila de Rei.

Posto isto lamentamos imenso que se continue a pensar o Interior, e bem assim, a educação dos nossos alunos numa secretária, fazendo ouvidos moucos a quem vive diariamente os problemas e as necessidades de quem cá vive.

Estranhamos por isso, que ninguém com responsabilidades nesta matéria se tenha dignado a responder por escrito aos inúmeros esforços encetados pelo PSD Vila de Rei, pelo Município de Vila de Rei, pela Associação de Pais.

Para finalizar gostaríamos de recordar que nos apresentámos ao último ato eleitoral sob o lema “Juntos Construímos Vila de Rei”. E de facto neste processo pudemos verificar que quando nos dividimos perdemos a nossa força.

Aos alunos e pais que pediram a transferência para a Escola Secundária da Sertã (que lamentamos profundamente), estando efetivamente no seu pleno direito, o PSD de Vila de Rei gostaria de dizer que continuarão sempre a poder contar connosco, para juntos continuarmos a construir Vila de Rei.

PSD

PSD

Share