Vila de Rei | Nova Cooperativa Agrícola quer potenciar floresta e agricultura

Vila de Rei | Nova Cooperativa Agrícola quer potenciar floresta e agricultura

A Câmara de Vila de Rei anunciou hoje um investimento na ordem dos 300 mil euros na construção de um lagar e uma destilaria, com zona de embalamento, através da criação de uma Cooperativa Agrícola de Interesse Público.

oliveira

Em causa está a construção de um lagar comunitário, para produção e embalamento do azeite produzido naquele município e uma destilaria para aproveitamento dos medronheiros, produção de compotas e aguardente de medronho. Será ainda possível obter uma zona de embalamento para comercialização e escoamento dos produtos, refere o município numa nota de imprensa.

Com a criação da Cooperativa Agrícola de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, a constituir através de capitais públicos, de autarquia, juntas de freguesia, pessoas a título individual e produtores associados, as novas valências vão abranger os produtores locais que terão um “acesso mais próximo e menos dispendioso a este tipo de infraestruturas”, destaca a autarquia na mesma nota.

O vice-presidente da Câmara de Vila de Rei, Paulo César (PSD), disse à agência Lusa que a Cooperativa Agrícola de Interesse Público é uma “estrutura única e a primeira cooperativa no concelho” e que fará, no âmbito regional, “a articulação e gestão da armazenagem, transformação e comercialização dos produtos agrícolas”.

Pinhal

“Em Vila de Rei toda a gente tem uma porção de terreno e toda a gente produz, de forma mais ou menos intensiva, mas, ao nível da produção e embalamento, não existia uma ferramenta única e que servisse o interesse comum, no que respeita à floresta e agricultura”, observou, tendo adiantado que as novas infraestruturas deverão estar operacionais em meados de 2015.

A título de “exemplo e de sinal para os produtores”, os serviços municipais procederam esta semana à plantação do seu primeiro hectare de medronheiros, com cerca de 1 000 árvores plantadas, num terreno da autarquia localizado em Saborosa, perto da aldeia de Milriça.

O município de Vila de Rei pretende que esta plantação de medronheiros se estenda a 16 hectares.

*JVR/JO/Lusa

Share