Vila de Rei | Novo empreendimento turístico nasce junto à Albufeira de Castelo do Bode

Vila de Rei | Novo empreendimento turístico nasce junto à Albufeira de Castelo do Bode

Um novo empreendimento de turismo rural vai ser construído em Vila de Rei, junto à Albufeira de Castelo do Bode, disseram hoje os empresários promotores.

Com um investimento na ordem de um milhão de euros, o projeto deverá ser concretizado até final de 2015 na zona da Cabecinha, em Vila de Rei, a cerca de uma hora e meia de Lisboa, e projeta a reconstrução de algumas ruínas existentes no local para a criação de alojamento.

O empreendimento turístico, composto por 10 bungalows e um denominado centro de bem-estar com diversos equipamentos a instalar na localidade que assinala o centro geodésico de Portugal, junto às águas da Albufeira de Castelo do Bode, pretende igualmente estar vocacionado para atividades náuticas (canoagem e mergulho) e desportos ao ar livre (BTT, trekking e pedestrianismo).

fozdarepresa2

Contactados pela agência Lusa, os empresários Nellson Soares e Raymond Klomp disseram, a partir da Holanda, que o investimento “rondará um milhão de euros”, tendo apontado o final de 2015 como objetivo de conclusão do empreendimento.

“O material é pré-fabricado na Holanda e é de fácil e rápida montagem no local. Se tudo correr como previsto, em outubro ou novembro do próximo ano estará tudo pronto”, estimaram.

Integrado em zona impeditiva de construção por via do Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo de Bode (POACB), o projeto, que aguarda há um ano por licença para avançar, teve este mês “luz verde” depois da aprovação do Conselho de Ministros de um pedido do município para a suspensão parcial do POACB, na área turística entre Macieira e Cabecinha.

Em declarações à agência Lusa, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César (PSD), congratulou-se com o investimento que vai ser realizado no concelho, tendo observado que a nova infraestrutura irá conseguir “potenciar e qualificar a atração turística” concelhia.

O autarca sublinhou a importância do projeto pela “promoção do desenvolvimento sustentável” da economia local e nos “postos de trabalho que vai criar”, que estimou em sete, numa fase inicial.

Com uma área de cerca de 190 quilómetros quadrados e integrando a maior mancha de pinheiro bravo da Europa, o município de Vila de Rei está rodeado pelas águas da albufeira de Castelo de Bode, com cinco praias fluviais classificadas e mais de 50 quilómetros de vista panorâmica sobre a albufeira.

*JVR/JO/Lusa

Share