• Home »
  • Agenda »
  • Albufeira de Castelo do Bode | Campeonato do mundo de wakeboard vai realizar-se em Setembro
Albufeira de Castelo do Bode | Campeonato do mundo de wakeboard vai realizar-se em Setembro

Albufeira de Castelo do Bode | Campeonato do mundo de wakeboard vai realizar-se em Setembro

Albufeira de Castelo do Bode | Campeonato do mundo de wakeboard  |

Pela primeira vez, o campeonato do mundo da modalidade é realizado fora dos Estados Unidos.

Por se tratar de um acontecimento de referência que envolve Vila de Rei  transcrevemos aqui a notícia do SAPO

 

Com um investimento na ordem dos 600 mil euros, os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã e Vila de Rei, a Turismo do Centro e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) pretendem “reforçar o posicionamento do país como destino náutico e aquático”, nomeadamente a região do Médio Tejo, banhada em 60 quilómetros de extensão pela albufeira de Castelo do Bode.

O campeonato do mundo de wakeboard vai realizar-se em setembro na albufeira de Castelo do Bode, no centro do país, região onde vai ser instalada a primeira estância de Wakeboard do mundo, anunciou hoje a organização.

“O Wakeboard é um desporto recente, que se tem afirmado pela sua espetacularidade, captando adeptos e curiosos em todo o mundo. É o desporto aquático com maior taxa de crescimento dos Estados Unidos, onde nasceu há 25 anos, superando o surf em número de praticantes. Alastrou-se por todo o mundo e sabemos hoje que existem mais de três milhões de praticantes só na Europa”, disse à agência Lusa André Matos, Presidente da APWW.

De acordo com André Matos, de 32 anos, também ele um praticante da modalidade, “trata-se de um projeto estratégico para posicionar Portugal como ‘cluster’ europeu da modalidade e promover o interior do país como local de excelência para a prática de wakeboard”.

Por seu lado, Luís Segadães, especialista em Marketing Territorial e um dos responsáveis pela organização do evento através da empresa EIPWU (Everything is Posssible With Us) disse à Lusa que o grande objetivo do projeto é “criar um novo destino de wakeboard, construindo a primeira estância do mundo em Castelo do Bode”.

“A promoção do destino é alavancada através do campeonato mundial”, notou, falando do evento que vai decorrer de 16 a 19 de setembro na praia fluvial do Lago Azul, de Ferreira do Zêzere, e que vai merecer honras televisivas por parte da NBC, um dos principais canais de desporto do Estados Unidos.

Segadães destacou a importância deste facto: “NBC vai transmitir a prova e promover a região onde vai decorrer o campeonato do mundo, com especial enfoque nos cinco municípios parceiros do projeto”.

“Contamos ter aqui mais de 600 atletas de todo o mundo e só os 20 principais atletas do circuito mundial têm mais de um milhão de seguidores ‘online’, o que é demonstrador da escala de visibilidade que o evento vai conferir à região do Médio Tejo, a pouco mais de uma hora de Lisboa”, reforçou sobre a prova, que apresenta um orçamento na ordem dos 250 mil euros.

Paralelamente, a organização vai instalar, nos cinco municípios aderentes, cinco ‘cable parks’ em torno da barragem de Castelo do Bode.

“Será uma autêntica estância virada para os três milhões de praticantes em toda a Europa e vai unir desporto e turismo ao longo de cerca de 30 quilómetros de albufeira”, nas praias fluviais de Fernandaires (Vila de Rei), do Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Aldeia do Mato, (Abrantes),Trízio (Sertã) e Ortiga (Mação)

Fonte: http://desporto.sapo.pt/

Share