Haverá vida extraterrestre?

Haverá vida extraterrestre?

Certamente que sim!… porque nós somos todos extraterrestres.
Viajámos até à Terra na cabeça dos cometas e asteroides, quando estes colidiram com  o nosso Planeta mil milhões de anos após o início da sua formação.
É forte a possibilidade da ciência localizar um planeta com vida dentro de uma década; quanto à probabilidade desta ser inteligente, é muito remota, porque às extremas condições que poderiam levar ao seu aparecimento, teríamos que juntar uma outra muito maior; que é a extrema raridade de esta se ter desenvolvido em simultâneo com a nossa.
Num entanto prevêem-se novidades no espaço de 25 anos.
A nível da comunidade científica esta revelação não é uma novidade; pois as sondas enviadas em todas as direções, e as buscas incessantes dos grandes telescópios que varrem constantemente a imensidão do espaço, fazem prever que a NASA e a  ESA sabem muito mais do que deixam transparecer.
Alguns cientistas já afirmaram terem encontrado provas de vida fora da Terra; mas como é feita a busca?
Desde meados do século XX, houve uma corrida na procura por sinais de vida extraterrena; desde radiotelescópios que são usados ​​para detetar possíveis sinais de civilizações, e a procura de planetas potencialmente habitáveis​​.
Este tema desempenhou um papel importante em obras de ficção científica; como “Encontros Imediatos do 3º Grau“, para além de obras literárias escritas por grandes Astrónomos do Século XX como Carl Sagan  e muitos outros.
Os cientistas geralmente fazem as buscas através da localização de água dispersa no universo; sendo recentemente descoberta a existência de oceanos de água salgada sob as calotes geladas das luas de Júpiter Europa e Ganymede, assim como também numa lua de Saturno a Enceladus.
O Rover Curiosity da NASA, um veículo destinado a explorar a superfície de Marte, descobriu “moléculas orgânicas que contêm carbono”.
Isso significaria “blocos de vida em construção”; é deles que nós somos feitos.
Toda a vida na Terra, é baseada em 26 elementos químicos.
No entanto cerca de 95% desta vida é construída sobre apenas seis desses elementos: o carbono, hidrogénio, nitrogénio, oxigénio, fósforo e enxofre que os cientistas abreviam como CHONPS.
Estes seis elementos são básicos em praticamente toda a vida na Terra; enquanto os restantes são encontrados apenas em quantidades vestigiais.
As buscas são feitas em planetas que tenham as chamadas “zonas habitáveis” que apresentam alguns desses elementos que propiciariam o surgimento de vida.
Seria um grande salto para a espécie humana, saber que afinal não estamos sós; e quem sabe, se alguma dessa vida não estará num processo de desenvolvimento que vá dar à inteligência; e um dia os humanos poderem partilhar com outras civilizações os nossos conhecimentos, ainda que elas não estejam tão evoluídas em tecnologia.
Talvez em troca, eles tenham algo para partilhar connosco; que nos conduza ao caminho certo da salvação  da nossa espécie, e das outras com quem coabitamos o Planeta Terra.

Joaquim Vitorino

Astrónomo Amador
Share