Cernache do Bonjardim | Milhares de pessoas na Romaria São Nuno de Santa Maria

Cernache do Bonjardim | Milhares de pessoas na Romaria São Nuno de Santa Maria

Cernache do Bonjardim | Milhares de pessoas na Romaria São Nuno de Santa Maria

 

Cerca de oito mil pessoas acorreram à terceira edição da Romaria São Nuno de Santa Maria, que se realizou no passado fim de semana em Cernache do Bonjardim. A sessão solene no Edifício da União de Freguesias marcou o início dos festejos.

Romaria14José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu que aquela iniciativa “reveste-se da maior importância, quer pelo simbolismo religioso que representa, quer pelas enormes potencialidades turísticas que proporciona a esta região. (…) Sabendo nós do impacto e da importância que o turismo tem nos nossos dias, transversalmente em todas as sociedades, o facto de termos entre nós este vulto da nossa história e da igreja, encerra também em si mesmo uma oportunidade que não deve ser perdida, pelo contrário – deve ser aproveitada e potenciada”, sublinhou o autarca, dizendo ainda que “não se deve confundir – antes se deve respeitar – a diferença entre a vertente religiosa e a vertente económica”.

 

Ainda durante a sessão foi exibido o documentário “Santos de Portugal: São Nuno de Santa Maria”, que analisa a vida e o legado do herói elevado a santo. Seguiu-se a arruada com diversos grupos de animação locais e um concerto no edifício do Mercado Municipal, em Cernache do Bonjardim.

 

Na manhã de domingo, a devoção ao São Nuno de Santa Maria teve um dos seus momentos altos com o cortejo em que participaram peregrinos, a população, diversas coletividades da Vila e do Concelho e estandartes das diversas capelanias, onde se destacava o andor com a imagem de São Nuno de Santa Maria. O cortejo teve início junto à Igreja Matriz, passou pela Rua de São Sebastião seguindo em direção à estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Continuou pela Rua dos Pinheiros, Rua D. Nuno Álvares Pereira, Rua Dr. Gil Marçal, Rua do Vale e Rua dos Pinheiros, terminando junto ao Seminário das Missões. Seguiu-se a eucaristia celebrada pelo Padre Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova na Igreja do Seminário das Missões.

 

Romaria3A população e as associações locais não deixaram os créditos em mãos alheias e ornamentaram a vila a preceito com fitas decorativas, flores e imagens diversas de Nuno Álvares Pereira. De todas as ruas, destaque para a rua que tem o nome do filho daquela terra, Nuno Álvares Pereira, guerreiro feito santo, onde não faltaram as colchas à janela, ritual antigo cumprido em dias de festa em sinal de alegria, respeito e tradição.

 

Junto à Igreja do Seminário das Missões, realizou-se o mercado dos “Produtos da Terra”. Dedicado à “Doçaria Tradicional”, além de doces, podiam ser adquiridos produtos hortícolas, transformados e artesanais.

 

Às 14 horas começou a emissão em direto do programa “Somos Portugal”, da TVI. Apresentado por Fátima Lopes, Mónica Jardim e Nuno Eiró, além dos diversos momentos musicais, o programa mostrou alguns dos mais belos locais do Concelho da Sertã e entrevistou diversos produtores locais (maranho, queijo, enchidos, vinho, artesanato, entre outros produtos locais) presentes no recinto da romaria. José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, subiu ao palco do programa e, entrevistado por Nuno Eiró, mostrou-se bastante satisfeito pela forte adesão de público e enalteceu as potencialidades turísticas do concelho, referindo a vertente religiosa pelo nascimento de Nuno Álvares Pereira em Cernache do Bonjardim, junto ao local onde se realiza a romaria. No decorrer do programa, a Vereadora Cláudia André apresentou o Festival do Maranho que se realiza na Sertã de 16 a 19 de julho.

 

Os dados de audiências colocaram o programa em décimo lugar no ranking de domingo, e rondaram em média os 650 mil espectadores, tendo atingido o milhão e 200 mil após as 18 horas. Estima-se que a romaria, ao longo dos dias 18 e 19 de Abril, tenha mobilizado cerca de oito mil pessoas.

 

A Romaria São Nuno de Santa Maria prossegue no próximo fim de semana: no dia 25 de abril, sábado, realiza-se o Torneio de Preparação das Seleções Distritais de Basquetebol, no Pavilhão Fernando Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim. No domingo, dia 26 de abril, às 10 horas, a associação “Os Tambores de Casal da Madalena” fará a arruada pelas artérias da Vila de Cernache do Bonjardim. Na parte da tarde, às 15h30m, inicia-se o desfile de ranchos folclóricos pela Vila, que terminará no recinto e dará o mote para o início do XXXII Festival de Folclore às 16 horas.

 

A Romaria São Nuno de Santa Maria pretende perpetuar a memória e o legado de Nuno Álvares Pereira, natural de Cernache do Bonjardim e exemplo ímpar de dedicação à Igreja e aos mais necessitados, nos seus últimos anos de vida, não esquecendo as suas qualidades de estratega, guerreiro e defensor de Portugal. Trata-se da terceira edição desta iniciativa, promovida conjuntamente pelo Município da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

 

Figura indelével da História de Portugal, Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves, Nuno Álvares Pereira foi nobre, guerreiro e carmelita e apoiou as pretensões de D. João Mestre de Avis (D. João I) à coroa, tendo desempenhado um papel decisivo durante a crise de 1383-1385: as vitórias nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde garantiram a consolidação da independência portuguesa face ao reino de Castela.

 

Após o falecimento de sua esposa, Nuno Álvares Pereira ingressou na Ordem dos Carmelitas em 1423, no Convento do Carmo que mandara construir em Lisboa, para cumprir um voto. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Faleceu a 1 de novembro de 1431. Foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV e canonizado a 26 de abril de 2009 como São Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XVI, em Roma.

 

Share