Dia da Imaculada Conceição – 8 de Dezembro

Dia da Imaculada Conceição – 8 de Dezembro

08 de Dezembro
Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria
Padroeira de Portugal

A Igreja celebra hoje dia 08 de Dezembro, a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. É talvez, de entre todas as festas dedicadas a Nossa Senhora a mais significativa; uma vez que se celebra o privilégio recebido de não ter sido marcada pela mancha do pecado original.
Deus quis libertar Maria do pecado e, por vir a ser a Mãe do Filho de Deus, nasceu sendo imaculada na sua Conceição.
É um privilégio devido à grandeza da missão que lhe seria entregue, e a que iria corresponder com total generosidade.

Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Com um “sim” Maria deu início à salvação.
Os textos da liturgia desta festa de Nossa Senhora referem a figura da mulher que vencerá a serpente, a nova Eva, no Livro do Génesis, a Anunciação do Anjo a Maria, no Evangelho de Lucas, o desafio para a história de cada cristão na Carta de S. Paulo aos Efésios.
Assumido como verdade de fé desde 1439 e celebrado na liturgia desde os primeiros séculos do Cristianismo, o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado oficialmente pelo Papa Pio IX em 1854.
Em 1858, este dogma foi exaltado com a aparição da Virgem em Lourdes França, onde declarou ser a “Imaculada Conceição” aquela que foi preservada do pecado desde o momento em que foi concebida.
Em 1646, Nossa Senhora da Conceição foi proclamada padroeira de Portugal pelo rei D. João IV.
A partir desta data os reis de Portugal não mais puseram a coroa real na cabeça, direito que passou a pertencer apenas à Mãe de Deus e da humanidade.
A 6 de Fevereiro de 1818, D. João VI  Instituiu a Ordem Militar da Grã Cruz de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Padroeira de Portugal.
* JV, Blogger
Share