Em busca de inteligência extraterrestre, por Joaquim Vitorino

Em busca de inteligência extraterrestre, por Joaquim Vitorino

 

Provavelmente nunca os humanos, conseguirão estabelecer contacto com seres biológicos de origem extraterrestre; essa missão, ficará reservada às máquinas que nós iremos construir no futuro.

Não será fantasia afirmar que  algures no Universo, inteligências oriundas de outras Galáxias se cruzem e comuniquem entre si, através da mais avançada inteligência artificial; nós e os “outros”, vamos lançar no Espaço os “nossos descendentes robotizados” em viagens Intergalácticas, para que saibam quem fomos nós e o que conseguimos em tecnologia; e expor as causas de eventualmente, não termos conseguido salvar a nossa espécie.

A tipologia de vida Extraterrestre Inteligente que procuramos, força-nos a termos que recuar 2800 milhões de anos no tempo, para compreendermos como atingimos a nossa.

Os aminoácidos que representam as mais pequenas partículas foram os elementos base da vida; compostos de carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio são a estrutura dos grupos amina e carboxilo, foram essenciais ao desenvolvimento da vida, que posteriormente deu origem à inteligência.

Todos estes elementos, chegaram até nós nas cabeças dos cometas e dos asteroides; por isso podemos afirmar que os “humanos” tiveram origem extraterrestre. Eles foram responsáveis pelo arrefecimento do Planeta, de que resultou a formação da “crosta terrestre” que assenta no magma incandescente; tendo essa fase durado 1000 milhões de anos.

De seguida e em lento processo, esses elementos vindos do Espaço pulverizaram o Planeta de vida.  

Toda a eventual inteligência extraterrestre que tenha as mesmas características biológicas que a nossa, inevitavelmente terá que “trilhar” o mesmo caminho evolutivo para poder chegar à inteligência; mas outros condicionantes de peso têm que ser aqui equacionados, sendo as distâncias entre Sistemas Solares e os Planetas que os orbitam, de vital importância para que em tempo de vida da Estrela, o processo não seja interrompido com o seu colapso.

Para se ter uma ideia, das distâncias abismais que separam o nosso Sol das suas vizinhas mais próximas, elas são superiores em tempo, desde que saímos das cavernas há um milhão e meio de anos.

Por exemplo, a Estrela mais perto de nós que é a (Próxima Centauri), um avião a jacto levaria mais de 30 milhões de anos a lá chegar e, esta Estrela, nem sequer é orbitada por um planeta com as mesmas condições propícias à vida como a Terra, que iniciou a sua formação há quase quatro mil milhões de anos.

O milionário russo Yuri Milner, disponibilizou 100 milhões de dólares para a pesquisa de inteligência extraterrestre SETI; compreende-se a ansiedade dos Astrónomos e Cosmólogos nesta apaixonante busca, onde se estão a dar os primeiros passos numa quase emergência de “quem nos acode”; sendo mais que provável, que contatos só serão possível com as máquinas que seres construíram há milhões ou talvez biliões de anos atrás; cujas civilizações se extinguiram com o colapsar do seu Sol, tendo ficado eternamente no “cativeiro do Planeta” que lhes deu a origem; tal como poderá acontecer no futuro aqui na Terra.

A nossa Galáxia “Via Látea” tem entre 180 e 200 biliões de Estrelas, e aproximadamente o triplo em Planetas; 1000 milhões dos quais, são propensos ao desenvolvimento da vida como a conhecemos; algumas destas Estrelas têm 200 vezes a massa Solar, como é o caso de Deneb na Constelação do Cisne, onde a NASA anunciou recentemente ter descoberto um Planeta (Kepler 452b), que orbita uma Estrela amarela com características muito semelhantes ao Sol, onde poderá ocorrer o desenvolvimento da vida; que para atingir a inteligência, estará sujeita a uma probabilidade em 10.000 milhões.

A nossa Galáxia é apenas uma das cerca de 200 biliões existentes no Universo, onde existem mais de um sextilião de planetas; é um número quase irrealista, que nos deixa quase uma certeza; neste momento, podem estar a nascer e a colapsar milhões de Estrelas, Planetas e civilizações.

humanoide semi humano

humanoide semi humano

Galáxia da Formiga - Hubble

Galáxia da Formiga – Hubble

antenas em alerta

antenas em alerta

 

  • Joaquim Vitorino –  Astrónomo Amador
Share