Os buracos negros, são o terror do Universo, por Joaquim Vitorino

Os buracos negros, são o terror do Universo, por Joaquim Vitorino

Buracos negros, o terror do Universo.

A vastidão imensa do cosmos está “minada” destes devoradores de Estrelas, Planetas e Galáxias como a nossa “ Via Látea”.

A força gravitacional de um buraco negro é tal, que nem a luz deixa escapar; arrastando para dentro do “monstro” tudo o que se encontra numa zona periférica de dezenas de milhares de anos-luz; é quase certo, que dentro de cada quasar se encontre um buraco negro.

Buraco Negro

Os buracos negros deslocam-se à velocidade de 500 quilómetros por segundo, em perseguição das suas vítimas, para alimentar o seu aterrador apetite; tudo fazendo desaparecer da nossa visão, aspirado pela incrível força da     gravidade que é tal, que não deixa escapar a luz. 

Muitos dos Astrónomos evitam falar deles; em vídeo conferencia sobre este tema, reparei que muitos dos meus colegas se remeteram ao silêncio, tal é o terror que o tema lhes causa, pelo que não aconselho esta leitura a menores de 12 anos.

A força da gravidade exercida por um Supermassivo Buraco Negro, pode concentrar num volume inferior a uma laranja, biliões de triliões de toneladas de matéria que devorou.

Buraco Negro em actividade

Os buracos negros fundem-se e devoram-se mutuamente.
Teme-se que o façam até a luz no Universo desaparecer; dando depois origem a um novo ciclo “Big-Bang“, uma teoria em que muitos Astrónomos e Astrofísicos acreditam já terem existido vários, o que elevaria várias vezes a idade do Universo; uma opinião que também partilho.

Para termos uma ideia da força aterradora destes monstros Galácticos, alguns deles são consequência do colapso de estrelas com 1000 vezes a massa do nosso Sol.

É o comportamento variável que uma estrela normalmente acusa, que revela estar na proximidade de um buraco negro, que é o único elemento cósmico indestrutível; pois só um buraco negro pode destruir outro; tornando-o maior e mais poderoso.

Em contato com a associação internacional dos Astrónomos, que têm acesso a informação permanente dos grandes observatórios, como Monte Palomar, La Sila, Canárias ou Manchester, todos são unânimes em considerar estas forças cósmicas, como o Juízo Final das Estrelas, Planetas e Galáxias.

Os acontecimentos que vamos observando nas zonas periféricas do nosso sistema solar, são uma gota de água num Oceano do que se está a passar a milhares de milhões de anos luz de distância, pelo que será melhor não os imaginar, deixando aos Astrónomos essa preocupação.

A NGC 1277 alberga o maior buraco negro até agora descoberto, é um supermassivo com a inacreditável equivalência a 17 mil milhões de estrelas; 14% da massa total da matéria conhecida da nossa Galáxia a Via Látea. Para já não existe por perto nenhum destes fenómenos aterradores, só uma estrela na constelação de ORION tem um comportamento variável; é a Gigante Vermelha Betelgeuse

Betelgeuse

que tem aproximadamente 300 vezes o tamanho do Sol, e que varia com frequência de 10 para 12 o ranking da luminosidade noturna.

Esta estrela está próxima de explodir porque já passou a fase crítica da implosão, mas não terá consequências para nós; só que as nossas noites nunca mais serão as mesmas, pois o brilho desta estrela aumentará em 1000 vezes.

Quanto aos Pulsares constituem o grande enigma do Universo profundo, um só Pulsar pode emitir tanta ou mais energia que uma Galáxia, para nós Astrónomos eles são os incríveis sinalizadores Faroleiros do Universo.

Nota: Nada nos pode garantir, não estarmos dentro de um BURACO NEGRO; se alguma vez fosse confirmado, toda a física teórica teria que ser reeditada, porque estávamos a viver numa outra dimensão ou Mundo paralelo.

Joaquim Vitorino – Astrónomo Amador

Share