Sertã | SerQ  “Cafés de Ciência”

Sertã | SerQ “Cafés de Ciência”

O mês de março traz consigo duas sessões de “Cafés de Ciência” ao SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta: nos dias 7 e 28 de março.

Trata-se de conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, integradas no ciclo de conversas promovido pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra. “O papel da Ciência e do Conhecimento na valorização dos territórios” é a temática da primeira sessão de março, que será dinamizada por Helena Freitas, Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

 

A valorização do território é uma das prioridades nacionais atuais, constituindo uma nova forma de olhar para o interior como uma zona de oportunidade e de competitividade.

A ciência, o ensino superior e o conhecimento devem ser reconhecidos com um papel fundamental, como factores de mudança, de competitividade e de coesão social, potenciando a valorização de recursos e novas estratégicas de desenvolvimento regional e local.

 

Helena Freitas doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra e realizou pós-doutoramento na Universidade de Stanford, Estados Unidos da América.

É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida (DCV), Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional (CEF) da Universidade de Coimbra e detentora da Cátedra Unesco para a Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

 

Entre vários cargos de relevância foi Vice-Reitora da Universidade de Coimbra e exerceu recentemente funções como Deputada à Assembleia da República. Atualmente é Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

sertã

Com participação gratuita, os “Cafés de Ciência” decorrerão sempre na última terça-feira de cada mês (até ao final do ano) à exceção de fevereiro e abril, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã, acompanhados de degustação da cerveja artesanal Celinda, produzida no Concelho da Sertã.

 

A segunda edição de “Cafés de Ciência” de março realiza-se no dia 28 sob o tema “A relevância da biodiversidade”. Será dinamizada por Jorge Paiva.

Share