Em busca das origens do Universo, por Joaquim Vitorino

O Observatório Astronómico Europeu do Sul, está próximo de concluir um dos mais ambiciosos projetos de todos tempos no campo da Astronomia e Astrofísica, envolvendo também as áreas da Biologia, vida no Cosmos e Inteligência Extraterrestre (IA)..

                Telescópio  –  E-E LT

E-E L T (European Extremely Large Telescope) será o maior instrumento científico construído até hoje, e constituirá um dos grandes momentos da investigação ao dispor da Humanidade; que numa ânsia pelo conhecimento, nunca antes levou o Homem tão longe na busca das suas origens, e de outras  eventuais civilizações que ao longo de milhares de milhões de anos, se desenvolveram e extinguiram na nossa Galáxia e no Universo.

Se é que existiram e é muito possível que sim; o seu desenvolvimento tecnológico talvez não fosse suficiente em tempo, para evitar a sua possível extinção.

Outras (eventuais civilizações), que florescerem em simultâneo na proximidade dos seus sistemas solares, teriam provavelmente se envolvido em disputa por planetas colonizáveis para obtenção de recursos energéticos, se considerarmos que o seu nível tecnológico teria sido baseado a partir dos mesmos meios que nós humanos, utilizámos para chegar ao desenvolvimento atual.

O nosso Planeta onde a população já ultrapassou os 7.500 milhões de Humanos terá um futuro muito semelhante.

A mais que provável situação de grande carência alimentar e energética no futuro, levar-nos-á  a mudar quase radicalmente os nossos meios de sobrevivência, até estarmos preparados para darmos o salto para Marte, que apenas nos servirá de (entreposto), para o caminho das estrelas mais próximas, na tentativa de salvaguardar a nossa espécie da extinção.

A colonização de Marte, há muito defendida pelo segundo Humano a pisar o solo Lunar o ex-Astronauta Buzz Aldrin, é um exemplo a considerar.

A existência de água no subsolo e nas calotes do Planeta vermelho, deixa-nos uma débil esperança de sobrevivência; mas temos que enfrentar uma grande adversidade que é tempo; é que, ainda estamos muito longe de nos podermos lançar numa grande epopeia interplanetária, que num futuro mais longo nos levará para além do nosso sistema Solar.

O E-ELT que será o maior Telescópio refletor existente, em parceria com o (SKA Square Kilometer Array) o mais potente radiotelescópio que entrará em funções brevemente, vai ajudar o homem a protagonizar a sua maior peregrinação em busca de um local, onde possamos colocar a espécie humana a salvo; que poderá ser a única inteligente numa periferia de 15.000 Anos Luz, que é (1/6 do diâmetro da nossa Galáxia a Via Látea), onde a raríssima probabilidade será de um para 10 mil milhões, o que é o mesmo que dizer que estamos completamente sós.

O Século XXI vai ser decisivo para que os humanos tomem medidas drásticas a nível do ambiente e também demográfico; e o E-ELT com as suas preciosas informações, irá levar-nos até acontecimentos cósmicos com pelo menos 13.77 mil milhões de anos, que é a idade que nós Astrónomos e Astrofísicos pensamos ser a do BIG BANG.

O E-ELT vai transmitir-nos os primeiros momentos do nascimento da matéria, formação de Estrelas e Planetas, e quais foram os elementos que propiciaram a vida, que posteriormente deu lugar à inteligência.

Lembro que a espécie humana saiu das cavernas do Lago Tanganica em África há 1.5 milhões de anos; e nenhuma outra teve a ascensão meteórica como a humana, que colocou em tão pouco tempo o seu habitat em risco de completa destruição

Carl Sagan – o Grande Astrónomo do século XX

O que existia antes do Big Bang, talvez nunca chegue ao nosso conhecimento; mas vamos saber se estamos perante um ciclo de contração ou expansão, e como teria sido o início de tudo.

Existem alguns considerandos e interrogações, que a ciência ainda não consegue explicar; quem terá acionado o “detonador” que deu origem ao Big Bang.

Antenas em Alerta (Square Kilometer Array)

O E-ELT e o SKA, é dos mais arrojados investimentos de todos os tempos nas áreas científicas Astronomia e Astrofísica, em busca da vida e inteligência extraterrestre.

Portugal é um dos países associados ao projeto; embora com uma modesta participação, veio dar um grande estímulo e orgulho à nossa comunidade científica; não podemos esquecer-nos, que fomos pioneiros em muitos dos grandes feitos que configuram a atual civilização no nosso Planeta, que ainda preserva uma forte influência da Europa, com uma grande componente que na era quinhentista os navegadores portugueses transportaram nas suas Naus.

O E-ELT que se será o maior telescópio ótico do Mundo, está a ser construído no topo de uma montanha, a 3.000 metros de altitude no deserto do Atacama no Chile.

O poder de observação do E – ELT, terá 15 vezes a capacidade do maior telescópio já existente; só o espelho central custará 1.200 milhões de euros e terá 39 metros de diâmetro,  colocado num suporte com aproximadamente 90 metros de altura.

As imagens que nos vai proporcionar, muitas delas restritas à comunidade científica, vão ser fundamentais na busca da origem do Universo, e na sobrevivência da nossa espécie; e ainda dar-nos a saber qual o papel que nós humanos representamos, no complicado puzzle em que a matéria cósmica deu lugar à vida, e a origem das origens.

OBS: A Carl Sagan 1934 – 1996, o Astrónomo e Astrofísico que no século XX mais escreveu sobre o tema; 20 livros e mais de 500 publicações, e vencedor do (Prémio Pulitzer em 1978, pelo seu famoso livro ” Os Dragões do Éden”).

J. Vitorino

J. Vitorino  –  Astrónomo Amador

Jornalista – Diretor do Vila de Rei

Share