• Home »
  • Jornal »
  • Vila de Rei continua a melhorar ano após ano no índice da qualidade de vida
Vila de Rei continua a melhorar ano após ano no índice da qualidade de vida

Vila de Rei continua a melhorar ano após ano no índice da qualidade de vida

Vila de Rei reforça posição no top dos Concelhos com maior Qualidade de Vida

O Concelho de Vila de Rei volta a surgir em lugar de destaque no Rating Concelhio de Qualidade de Vida, desenvolvido pela Marktest, reforçando a sua posição no top 20 a nível nacional, passando do 18º lugar em 2017 para a 14ª posição.

A classificação reflete assim uma melhoria de 4 lugares em relação ao ano anterior, com Vila de Rei a encontrar-se na primeira posição entre todos os Concelhos do distrito de Castelo Branco e no da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (em igualdade pontual com Constância, que surge no rating nacional na 13ª posição).

Para a elaboração do Rating Concelhio, a Marktest baseia-se nos seguintes fatores: água segura para consumo; percentagem de resíduos urbanos recolhidos por recolha seletiva; amplitude térmica média; proporção de área ardida; taxa de mortalidade infantil; equipamentos de saúde per capita; recursos culturais per capita; despesas camarárias em cultura per capita; taxa de criminalidade; taxa de sinistralidade rodoviária; estabelecimentos comerciais per capita; número de escolas per capita; capacidade de equipamentos de segurança social per capita.

Desde a elaboração deste ranking, Vila de Rei tem vindo a consolidar a sua posição, tendo-se classificado em 34º no primeiro ano, 29º em 2015 e 1016, 18º em 2017 e, agora, com este 14º lugar.

O Rating Concelhio é um conceito desenvolvido pela Marktest, que permite dar uma notação a cada concelho em função de um conjunto de indicadores base, permitindo assim identificar de imediato as áreas mais fortes através dos diversos ratings disponíveis.

O Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, afirma que “o Município de Vila de Rei tem sempre o objetivo de criar e oferecer as melhores condições possíveis aos nossos habitantes e às nossas empresas. É desta forma que temos reforçado a nossa posição no top dos Concelhos com maior Qualidade de Vida neste estudo anual da Marktest, numa distinção que nos enche de orgulho e que nos dá uma motivação extra para continuar com estas políticas de proximidade em prol dos Vilarregenses.

Share