Jornal de Vila de Rei

Jornal de Vila de Rei

Jornal de Vila de Rei

Vila de Rei, que recebeu o Foral de Dom Diniz há 733 anos, não é apenas conhecida como o “Centro Geográfico de Portugal”; porque foi Vila de Rei que deu início ao verdadeiro combate pela interioridade do nosso país.

A coragem e visão futurista da Ex-Presidente Irene Barata, iria ser noticiada em todo o Mundo com a “simbólica” decisão de fixar no Concelho 6 casais de brasileiros para ajudar a povoar a Vila que estava a ficar com um baixo nível demográfico.

Foram tempos muito difíceis, mas também determinantes; porque coincidiram com uma nova vaga de emigração de portugueses, em que as condições económicas em Portugal motivadas pela crise que teve início em 2007, travaram o fluxo migratório para o nosso país; sendo muitos brasileiros, romenos, ucranianos e angolanos, forçados a regressar aos seus países de origem.

Quando fui convidado pelo Sr. Paulino B. Fernandes a visitar pela primeira vez Vila de Rei, fiquei impressionado com a beleza paisagística da Vila, e em especial o “Centro Geográfico de Portugal” onde uma vista com mais de 100 quilómetros em todas as direcções é de retirar a respiração.

Pensei imediatamente; que aquele seria o local ideal para a construção de um grande telescópio, que desse vazão à paixão pela Astronomia de muitos jovens portugueses, que se sentem atraídos por um tema apaixonante, que também me levou à publicação de dezenas de artigos. O Paulino Fernandes não perdeu tempo, e resolveu com a minha modesta colaboração, dar corpo a uma aspiração antiga dos residentes de Vila de Rei; que era ter um jornal para divulgar as grandes atrações turísticas do local, e simultaneamente criar um veículo de cultura que caracteriza um Jornal, e, que em abono da verdade tem sido um grande êxito, se forem tidos em conta os condicionalismos económicos, a que um órgão de informação está sujeito, com algumas dificuldades subjacentes acrescidas à natureza pobre da região; a que se juntou algum alheamento, por parte do poder autárquico ao projecto de um Jornal com uma outra dimensão, que só seria possível com alguma ajuda o que não aconteceu.

Mas esbarrou sempre com a obstinação do Sr. Paulino Fernandes, que teve desde o início a gentileza de me juntar ao projecto.

Hoje o Jornal de Vila de Rei, é uma realidade incontornável que serve uma vasta área, e acabou por ultrapassar as fronteiras do Pinhal, sendo lido por dezenas de milhares em todo o mundo, o que nos dá um certo orgulho do objectivo cumprido.

O dia 15 de Dezembro marca mais um aniversário do nosso/vosso Jornal; mais um “Marco” na região, para Vila de Rei juntar ao já famoso Monumento Geodésico.

  • Joaquim Vitorino

Diretor

Nota: O Jornal de Vila de Rei e todos os seus Ilustres colaboradores, desejam a todos os Vilarregenses, um Santo Natal e Próspero Ano de 2019.

 

 

Brasão de Vila de Rei

Share