A fonte da tecnologia, Silicon Valley

A fonte da tecnologia, Silicon Valley

A Fonte da Tecnologia, Silicon Valley

A atual geração, é a que está mais habilitada para lidar com o “boom tecnológico”, sendo difícil de prever o impacto que terá na população mundial o inacreditável salto em inovação tecnológica dos últimos anos.

O criador da máquina (o homem), nunca poderá perder o total domínio sobre ela, para que a nossa espécie não seja levada à extinção. Não tenho qualquer dúvida de que a esmagadora maioria dos utilizadores das novas tecnologias de ponta, não fazem a mínima ideia onde elas tiveram a sua origem.

Silicon Valley (Vale do Silício) está situado na proximidade da Baía de São Francisco na Califórnia, numa região onde existem grandes Cidades como San José que é a segunda maior no Estado da Califórnia, Palo Alto e Santa Clara  conhecida pela abundância do minério utilizado na pesquisa e manufatura de circuitos integrados de silício, que no Século XX transformou a área num centro de alta tecnologia; muitas das Empresas que iniciaram a sua atividade naquele local, atingiram o estatuto de Startups; muitas delas foram incluídas na lista 500 da Fortune.

O prestígio de Silicon Valley apenas tem uma sombra em todo o Mundo a Silicon Wadi em Israel, que é a segunda maior aglomeração de Indústrias de tecnologia de ponta. Não me chegaria um livro de 1000 páginas para descrever a fantástica história de Silicon Valley, com todos os sucessos e desilusões de Empresas e pessoas, que deram vida à mais famosa fonte do conhecimento em tecnologia. Muitos dos avanços tecnológicos foram utilizados para fins militares e para a corrida espacial que culminou com a chegada do homem à Lua. Posteriormente e já nas décadas de 80/90 por determinação dos mercados, muitos dos investimentos em Silicon Valley deslocalizaram a sua produção para países como a China e a India que se transformaram em colossos da microtecnologia, mas que tiveram a sua fonte em Silicon Valley Califórnia USA.

Não vou seguir a cronologia dos grandes acontecimentos que foram notícia mundial; referindo apenas aquelas descobertas que interferiram nas nossas vidas. Os humanos transformaram-se em manipuladores da física, utilizando os recursos do Planeta em que vivem, para chegarem ao vértice de uma civilização tecnológica como está a acontecer; existindo uma forte probabilidade, de podermos ser os primeiros a ter meios para contactar uma possível civilização tecnológica extraterrestre numa zona periférica do nosso habitat o Planeta Terra, localizado na Galáxia por nós designada de Via Látea, uma das 200 biliões que nós Astrónomos acreditamos existir; a ciência de topo, está há muito tempo a trabalhar nesse objetivo.

Em 1947 três engenheiros da AT&T John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain demonstraram com sucesso o processo de amplificar um sinal elétrico utilizando material semicondutor sólido; com a passagem de corrente através do silício, tinham acabado de descobrir o transístor; estes três cientistas de Silicon Valley ganharam o prémio Nobel da física em 1956.

Foi em 1959 que Robert Noyce inventou na Fairchild Semiconductor, o primeiro circuito integrado capaz de ser produzido comercialmente; esta peça desenvolvida por Noyce consistia num circuito eletrónico completo dentro de um chip de silício; a invenção revolucionou a indústria eletrónica em Silicon Valley, e mudou a vida de toda a população Mundial.

No início dos anos 70, os entusiastas da eletrónica passaram a comprar os componentes de eletrónica em lojas e realizavam encontros no Homebrew Computer Club; um local de referência onde Steve Wozniak e Steve Jobs, apresentou pela primeira vez o computador que se havia de tornar no Apple I.

Mas a indústria do computador pessoal só arrancou verdadeiramente em 1977, com a chegada ao mercado de três computadores que iriam ser produzido em massa:

O Apple II de uma pequena empresa INC, o Tandy Radio Shack TRS-80 e o Commodore PET, tendo o TRS ao tempo dominado o mercado. Como Nota; no dia 1 de outubro de 1891 foi dado o tiro de partida, para aquele que viria a ser o mais famoso parque tecnológico de todos os tempos, com a fundação da Universidade Stanford no Silicon Valley em Santa Clara na Califórnia; contando no início com 440 estudantes dos quais 110 eram mulheres.

A televisão, transmissores, computadores e outros meios tecnológicos de ponta que levaram o primeiro ser humano à Lua e alimentam de magia e deslumbramento a atual e as seguintes gerações, tiveram a sua origem em Silicon Valley; que será sempre uma referência da comunidade científica mundial, como tendo sido o local que abriu caminho ao homem para um dia nos levar até às Estrelas mais próximas, em busca de um Planeta para podermos colocar a salvo a nossa espécie, quando a Terra deixar de nos dar as condições de sobrevivência.

A Louis Pauwels e Jacques Bergier, que nas décadas de 50 e 60 escreveram o Homem Eterno e

Frederic Terman pai do termo Silicon Valley à direita

Nobel da Física de 1956

Silicon Valley, Robert Noyce

.

 

 

 

 

 

 

Joaquim Vitorino, Director

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share