SKA, na busca por inteligência extraterrestre

SKA, na busca por inteligência extraterrestre

 

  Beatrice Tinsley

 

 

SKA, na busca por inteligência extraterrestre                            

O grande radiotelescópio SKA (Square Kilometer Array) terá como primeira função o contacto com possíveis inteligências extraterrestres, radiação cósmica, mapeamento da Galáxia e busca da origem da vida e composição da matéria.

Se chegar a existir contacto; e eu estou absolutamente convicto de que vai acontecer, ele será entre máquinas inteligentes que possivelmente terão sido construídas por seres biológicos como os humanos.

Alguns desses extraterrestres terão atingido o vértice de uma civilização tecnológica; mas por motivos muito semelhantes ao que com toda a certeza irá acontecer com os humanos, levaram a sua espécie à extinção.

Os responsáveis da NASA e ESO sabem que o SKA é uma esperança para os humanos poderem sobreviver às máquinas que vão construir, com o objetivo de saber-mos se estamos sós na nossa Galáxia, como também adquirir-mos um vasto conhecimento do Universo.

As décadas de 60 e 70 foram os anos de ouro na investigação do Espaço e do Cosmos, que contou com um grupo de astrónomos ainda jovens, mas todos eles sobressaíram e deixaram as suas marcas em feitos e também em algumas desilusões.

Liderados pelo mais jovem astrónomo da época Allan Sandage, e dispondo de um novíssimo telescópio de 500 centímetros construído em Monte Palomar, Pasadena-Califórnia, que foi na época o centro das atenções mundiais.

Foram mais de 30 anos de êxitos, numa reciclagem frequente de cérebros retirados ao melhor que as Universidades produziam naquele tempo.

Não seria suficiente esta página para deixar o meu tributo a todos eles; mas vou expressar a minha admiração pela única mulher, que sobressaiu no meio daqueles que mais contribuíram para o conhecimento nestes apaixonados campos da investigação.

Beatrice Muriel Hill Tinsley, nasceu em Chester Reino Unido a 27 de Janeiro de 1941, tendo abandonado o seu país ainda uma criança para emigrar para a Nova Zelândia onde estudou, até seguir para os EUA para ir completar a sua formação na área da Cosmologia e Astronomia.

Beatrice casou com um americano de nome Tinsley um astrofísico de quem se divorciou pouco tempo depois, para se dedicar inteiramente à astronomia; juntando-se depois a um grupo restrito que estava no topo em busca das origens do Universo, que em simultâneo culminava com a corrida ao espaço, protagonizada por americanos e russos em que estes foram os primeiros a orbitar o espaço, e os americanos a colocar o primeiro homem na Lua em 1969.

Beatrice Tinsley a mulher astrónoma mais famosa do século XX, ainda muito jovem já liderava um grupo de Astrónomos entre eles, Jim Gunn e David Schramm que afirmava que o Universo podia ser lido na microfísica do seu primeiro segundo do tempo; sabemos hoje, que David se aproximava da realidade.

Este fantástico grupo de investigadores, tiveram o privilégio de penetrar pela primeira vez no Universo profundo até ao Big Bang, onde provavelmente tudo começou, e que também terá um fim; não obstante que a teoria da expansão esteja a ganhar consistência.

Beatrice Tinsley, foi uma investigadora do século XX, que deu um grande contributo para que os humanos pudessem orbitar o Espaço e colocar o primeiro homem na Lua a quem deixo aqui expressa a minha homenagem; faleceu a 23 de março de 1981 com 40 anos de idade vítima de cancro.

Esta brilhante investigadora deixou marcas positivas pelo trabalho que fez, e o seu grupo deu-lhe continuidade para o Homem encontrar à sua disposição todos os meios necessários à sobrevivência da nossa espécie.

Square Kilometer Array

Em 2025 quando o Telescópio SKA ( Square Kilometer Array ) entrar em actividade tudo será diferente; pois a capacidade deste “Varredor do Cosmos” será superior a todos os outros no seu conjunto; Portugal uma Nação de Navegadores, está desde o início neste arrojado projeto através da Universidades Aveiro.

Universidade de Aveiro

O SKA vai dar-nos a verdadeira idade do Universo, e de outros que eventualmente tenham existido antes de nós; detetar (vozes) do fundo do cosmos, de outros Universos paralelos ao nosso, e o tempo exato de quando tudo começou.

Os cientistas já equacionaram os riscos de um possível contacto; que será a nível de máquinas por parte deles, o que poderá acelerar a extinção da espécie humana. Na incógnita fica o grande enigma? O que terá estado na origem das origens. 

 

OBS:  A Beatrice Tinsley a maior Astrónoma do Século XX.

 

J. Vitorino  –  Jornalista  –  Astrónomo Amador

 

Share