Memórias de Portugal, 24 de Julho de 1833

Memórias de Portugal, 24 de Julho de 1833

Duque de Terceira

Faz hoje 188 anos que as forças do Duque de Terceira abriram caminho à convenção de Évora-monte, colocando um ponto final a seis anos de guerra civil entre miguelistas e liberais; um confronto entre os  irmãos D. Miguel I e D. Pedro IV respetivamente.

Foi nesta data de 24 de Julho de 1883, que as tropas do Duque de Terceira atravessarem o Rio Tejo e entraram em Lisboa, para proclamar a vitória dos Liberais sobre os Miguelistas.

Esta expedição foi crucial na vitória dos liberais, que primeiro foram quebrar o cerco miguelista ao Porto, regressando depois através do desembarque  no Algarve; para de seguida atravessarem o Alentejo rumo a Lisboa, derrotando os miguelistas em Almada a 23 de Julho de 1883.

Esta vitória das forças do Duque de Terceira, foi determinante na derrota de D. Miguel I pelas forças fieis a D. Pedro IV;  que abririam o caminho a uma monarquia Constitucional, que se manteve até 5 de Outubro de 1910, em consequência do regicídio de 2 de Fevereiro de 1908;  que  dois anos e meio mais tarde, levou a que D. Manuel II fosse o último Rei de Portugal.

Praça Duque de Terceira em Lisboa

Em Lisboa a Praça Duque de Terceira em sua homenagem, situa-se ao fundo da Rua do Alecrim em frente ao Cais do Sodré, que abre caminho à longa Avenida 24 de Julho em comemoração desta data em 1883, de importância histórica, porque abriu caminho aquela que foi uma das pioneiras monarquias Constitucionais da Europa que por ironia, permitiu a que um grupo de traidores 75 anos mais tarde, se organizassem em (pequenos grupos) em nome da liberdade parlamentar,  para posteriormente conspirar e executar o regicídio com sucesso, que culminou com o fim da monarquia em Portugal.

De seguida; lançaram  o país num caos revolucionário até 1928, com várias repúblicas a sucederem-se umas às outras, o que acabou por conduzir  o país a uma ditadura que durou 48 anos.

Quanto ao Portugal de hoje, está à vista de todos; pelo que dispensa comentários!..

Joaquim Vitorino – Jornalista – Diretor

 

 

 

Share