As origens do Universo

                    Big Bang

A eventualidade de terem existido vários Universos, é uma questão defendida por alguns cientistas.

Sendo provável que o atual tenha ficado em repouso por biliões de anos até o reinício do tempo conhecido por (Big Bang), como se tivesse feito uma longa pausa na Eternidade, até que despertou para o tempo.

Os Astrónomos terão brevemente ao seu dispor três poderosos instrumentos, para podermos viajar 13.8 mil milhões de anos até ao Universo profundo; e dar aos cientistas uma visão do que se passou, a partir do seu primeiro milionésimo de segundo.

Algumas destas questões, vão ter uma explicação da ciência dentro de 5/6 anos; e outras ficarão eternamente sem resposta ou em rigoroso secretismo, até a atual civilização ter condições mínimas para o seu conhecimento.

  SKA – Square Kilometer Array

O SKA (Sky Kilometer Array) cujas antenas estão já a ser construídas na Austrália, África do Sul e Argentina, contam com a colaboração de alguns países incluindo Portugal; o que no conjunto perfazem um quilómetro quadrado de área, tornando-o no mais poderoso radiotelescópio até hoje construído.

O E-ELT (European Extremely Large Telescope) com 39 metros de diâmetro, também será o maior Telescópio refletor construído até hoje, e está a deixar a comunidade Científica numa alta espectativa; em particular Astrónomos e Astrofísicos, mas também entidades religiosas que como se compreende, desperta grande ansiedade e não é para menos.

Extremely Large Telescope E-EELT) 

Estes dois instrumentos que vão estar brevemente ao serviço da ciência, vão fazer parceria com o Telescópio espacial James Webb, que substituirá o famoso Telescópio Hubble, que em 30 anos de atividade revolucionou o conhecimento do Universo.

Estas três ferramentas ao serviço da humanidade, constituem um primeiro passo na penosa pesquisa para sabermos de onde viemos, e se fazemos ou não parte de um “programa” com mais de 3000 milhões de anos? ou se, teríamos sido um dano colateral na evolução das espécies ocorrido no Planeta Terra.

A velha ambição da humanidade é um dia receber o Contacto de DEUS

Esta última probabilidade já foi equacionada por cientistas de diferentes áreas; que independentemente da religião que professam, ou de serem ateus ou agnósticos (que não é a mesma coisa), foram unanimes em reconhecer que a vida conforme a conhecemos em especial a complexidade do ADN humano, teria uma possibilidade de acaso em um trilião de trilião de triliões, sem interferência de uma inteligência Superior.

     Telescópio James Webb 

Os humanos e todos os nossos companheiros que são (todos os outros animais), aparecem num Planeta (a Terra) que orbita uma vulgar Estrela amarela longe do centro da Via Látea; portanto muito afastada dos grandes acontecimentos cósmicos, que seguramente estão a acontecer a todo o momento; sendo esta uma questão, que obriga os cientistas a questionarem-se porquê aqui?

O que nos obriga a refletir qual o motivo para este Planeta tenha sido o local escolhido, para que mais tarde um ser ” homo sapiens atingisse a inteligência”; este pormenor, provavelmente nunca será do nosso conhecimento ou talvez sim?

Para tal; é preciso que os humanos alcancem dois objetivos que serão possíveis com a imprescindível ajuda dos três telescópios que acima referi; eles terão uma missão que ultrapassa de longe qualquer objetivo científico, que é sabermos quem na realidade somos, e o que significa a espécie humana no contexto Universal, e para que foi predestinada pelo seu Criador.

Sem atingirmos uma civilização perfeita nunca teremos o Contacto do Criador do Universo; à exceção dos poucos que o mereceram, e que as diferentes religiões fazem referência; mas se o Telescópio James Webb conseguir dar à ciência provas da Sua existência, o comportamento dos humanos mudará radicalmente para melhor; e toda a filosofia que desde os primórdios dos tempos divide os humanos, deixará de ter qualquer consistência.

Este é um sentimento comum a todos os Astrónomos, que se sentam pela primeira vez na (gaiola do observador) de um potente Telescópio.

O lançamento do mais sofisticado telescópio construído pelos humanos o James Webb, teve lugar a 25 de dezembro de 2021, depois de ter sido adiado várias vezes.

Estes três instrumentos científicos vão contribuir para a ciência ultrapassar as grandes barreiras, que o homem terá que transpor para não deixarmos extinguir a nossa espécie.

   Wernher Von Braun

Um dos objetivos dos cientistas que trabalham arduamente para não deixar esmorecer o ânimo das décadas de 50/60 que colocou o primeiro homem na lua, serão inicialmente vedados ao conhecimento público; e é muito provável, que a informação que a ciência vai receber deste varredor do Cosmo, fique no conhecimento de um número muito restrito de cientistas, que serão submetidos a um código de honra para que em qualquer circunstância não o poderem divulgar, pelo que deixo ao critério do leitor imaginar no que estou a pensar.

             Carl Sagan

A chegada dos humanos à Lua e o “projeto Marte” é de Wernher Von Braun e data de 1947; ele foi o primeiro impulsionador de um estudo detalhado para uma viagem a Marte, mas só 22 anos depois conseguimos chegar à Lua; os condicionalismos económicos e conflitos no globo, têm constituído um entrave a uma Grande Aliança na exploração Espacial; cuja finalidade será a humanidade saber o seu verdadeiro destino, e Quem assim o Decidiu.

OBS: Às memórias de Wernher Von Braun o Grande impulsionador da “Odisseia Humana” no Espaço, e de Carl Sagan o maior Astrónomo do século XX; Autor de 22 obras científicas entre as quais o Contato e os Dragões do Eden vencedora do Prémio Pulitzer em 1978, e mais de 600 publicações científicas.

Joaquim Vitorino – Diretor 

Astrónomo – Amador

 

 

 

Share