
As pontes em Portugal e no Mundo
Inauguração da Ponte Salazar (hoje 25 de abril), a 6 de Agosto de 1966.
Portugal é um país com uma geografia acidentada o que deu origem a muitas serras e vales; foi o resultado de grandes caudais de água em circulação ao longo de centenas de milhões de anos, que como consequência deu lugar à formação de grandes rios, que para além de embelezarem o nosso país com paisagens de retirar a respiração, são também um grande suporte económico, porque a eles se deve o fornecimento da água para a nossa rica agricultura.
Os grandes rios e outros com cursos de água de média grandeza, foram a causa das muitas pontes que construímos um pouco por toda a parte; sendo Portugal um dos países com mais infraestruturas deste tipo em toda a Europa; algumas delas, ostentam grande beleza arquitetónica.
Ponte medieval de Lima – Portugal
Os romanos foram a civilização que mais pontes construíram, e o seu Império foi o maior que a história regista; porque eram um povo conquistador, serviam-se delas para transpor rios e vales o que lhes permitia um grande avanço aos seus exércitos; servindo depois para um rápido abastecimento dos territórios ocupados; o Império romano, estendeu-se por uma área superior a toda a Europa; um feito extraordinário porque ao tempo não havia automóveis, aviões ou meios de comunicação.
Ainda existem em estado de boa conservação muitas pontes romanas em Portugal, que servem muitas populações do interior; simples e robustas, os romanos ficaram para a história como os maiores construtores de pontes de todos os tempos.
Uma ponte também é um veículo de cultura; foi através de pontes sobre os rios Tigre e Eufrates que os inventores da escrita “os sumérios” fizeram chegar ao conhecimento o que se passou naqueles tempos, passados que são 7.000 anos.
Ponte de Millau China
Lisboa tem duas das mais belas pontes da era moderna, que embelezam a nossa Capital; e a Cidade do Porto tem pontes lindíssimas, da responsabilidade de arquitetos famosíssimos.
Mas outras existem por todo o Mundo, tornando as distâncias mais acessíveis aos viajantes que abastecem as grandes cidades como Lisboa e Porto.
Os grandes rios como o Douro, Guadiana e tejo à beira do qual está localizado o “Colégio Pedro Arrupe”, têm estuários de grandes dimensões; o que obrigou à construção de pontes enormes como a Vasco da Gama (foto de destaque) a Oriente de Lisboa, e a 25 de abril mais a Ocidente, que foi inaugurada em 1966.
Os portugueses são construtores de pontes com muito prestígio em todo o Mundo; tendo sido os nossos navegadores os primeiros a fazer uma ponte diferente das tradicionais.
Fomos nós que fizemos a primeira travessia aérea do Atlântico Sul e o caminho marítimo para a India; sendo esta a mais importante de todas as pontes, porque serviu para levar a nossa civilização Ocidental e o Cristianismo ao conhecimento de outros povos.
A ponte construída sobre o mar mais longa do Mundo fica na China; e liga a Cidade mais populosa do Mundo que é Xangai a Ningbo numa extensão de 42 quilómetros.
Ponte da Arrábida
No dia 6 de agosto faz 57 anos que foi inaugurada a Ponte sobre o rio Tejo em Lisboa sendo ao tempo a maior de toda a Europa, e veio alterar radicalmente a silhueta da Capital de Portugal.
OBS: Aos alunos do Colégio Pedro Arrupe – Parque das Nações em Lisboa, à beira do Rio Tejo, próximo da majestosa Ponte Vasco da Gama.
J. Vitorino – Diretor do Vila de Rei
