PALESTRA EM ALCAINS
A Cooperativa Pinacoteca e a Associação Raia Gerações organizaram uma palestra no dia 17 de Janeiro de 2024, subordinada ao tema “Fome – Retalhos de uma Vivência em Angola”, no Museu do Canteiro / Biblioteca de Alcains. O orador convidado foi o investigador, enfermeiro e alcainense José Geada Sousa. Evento que teve o apoio da Junta de Freguesia de Alcains, Museu do Canteiro de Alcains e Universidade Popular / Tardes de Alcains.
Neste evento além do orador, estiveram presente as colaboradoras das Tardes de Alcains e o representante da Cooperativa Pinacoteca e Associação Raia Gerações, Luís Duque-Vieira.
Antes do início da palestra foram mostradas fotografias da autoria de José Geada Sousa, aquando esteve pela segunda vez em Angola como enfermeiro voluntário, do qual representou uma ONG de Itália – Molisv, entre os anos 1996 e 2001. A primeira vez que esteve em Angola foi nos anos 70 do Século XX, antes da independência de Angola (11-XI-1975) até 1976 (no decorrer da guerra civil em Angola – 11-XI-1975 / 04-IV-2002).
Na segunda vez que José Geada Sousa esteve em Angola, esteve em contacto com crianças e adultos subnutridos, condições muito precárias a nível das instalações hospitalares, escassez de alimentos, água potável e água corrente. Além de trabalhar para a ONG italiana, também esteve nas missões de paz das Nações Unidas no território africano (as Nações Unidas saem de Angola, devido ao alastrar da guerra e o não cumprimento dos acordos de paz).
Durante a palestra foram mostradas imagens do que se passou em Angola entre os anos 1997-2001 – fome, bloco operatório rudimentar (município de Kassongue), casas rudimentares, farmácias rudimentares, bancas de peixe e outros alimentos rudimentares, a casa da Educação destruída, vestiário medíocre da maioria do povo de Angola.
A Fome é um flagelo mundial muito grave, actualmente existem cerca de 343 milhões de pessoas com fome e escassez alimentar.
Luis Duque Vieira