A Perda da Independência, por Luís Duque Vieira

A Perda da Independência, por Luís Duque Vieira

    PALESTRA EM ALCAINS 

A Cooperativa Pinacoteca e a Associação Raia Gerações organizaram no dia 21 de Fevereiro de 2024, uma palestra no Museu do Canteiro / Biblioteca de Alcains, subordinada ao tema “A Perda da Independência – Domínio Filipino (1580-1640) – III Dinastia – Habsburgo”, cujo orador foi o alcainense, enfermeiro, investigador e escritor José Geada Sousa. Evento que teve o apoio da Junta de Freguesia de Alcains, Museu do Canteiro / Biblioteca de Alcains e Tardes de Alcains.

Neste evento além do orador esteve presente as colaboradoras das Tardes de Alcains, a responsável das Tardes de Alcains, Cristina Granada, o Presidente da Cooperativa Pinacoteca, José Barata de Castilho (professor catedrático) e o representante da Associação Raia Gerações, Luís Duque-Vieira.

Durante a palestra, José Geada Sousa, foi mostrando selos e postais alusivo ao tema anterior ao domínio Filipino, à III Dinastia – Habsburg, aos Conjurados de 1640 e ao Rei Dom João IV e à Guerra da Restauração (1640-1668).

O autor José Geada Sousa, destacou 9 marcos de importância neste período da História de Portugal: I – A Regência da Rainha Dona Catarina da Áustria (filha do Imperador Carlos V, esposa do Rei Dom João III e avó do Rei Dom Sebastião I); II – Rei Dom Sebastião I (o Rei desejado, que no seu Reinado quis de forma nostálgica conquistar e cristianizar o Norte de África, mas com a Batalha de Alcácer – Quibir, o sonho tornou-se pesadelo); III – Rei Dom Henrique I (o Cardeal Dom Henrique, tio-avô do Rei Dom Sebastião I, não conseguiu resolver o problema da manutenção da independência do Reino de Portugal); IV – Cortes de Almeirim (quando o Rei Dom Henrique I, convida os seus sucessores pretendentes ao Torno do Reino de Portugal, devido à sua idade avançada para a época e a recusa da dispensa do Papa Gregório XIII); V- Candidatos ao Trono (Dona Catarina de Bragança, Filipe II – Rei de Espanha, Ranuccio I – Duque de Parma, Manuel Felisberto – Duque de Saboia e Dom António Prior do Crato); VI – Aclamação do Rei Dom António I (a Aclamação do Rei Dom António I, foi em Coimbra em 19-VI-1580, Rei legitimado pelo povo, pequena nobreza e baixo clero); VII – Luta nos Açores (a luta pela independência do Reino de Portugal, a resistência ao Rei Filipe II de Espanha, aos seus exércitos e seus apoiantes); VIII – Dinastia Filipina (III Dinastia Habsburgo, que teve três Monarcas: Rei Dom Filipe I, Rei Dom Filipe II e Rei Dom Filipe III); IX – Restauração da Independência (com os Conjurados de 1640 e o Rei Dom João IV, as várias Batalhas da Restauração da Independência do Reino de Portugal: Cerco de São Filipe, Montijo, Arronches, Linhas de Elvas, Ameixial, Castelo Rodrigo, Montes Claros e Berlengas).

            Luís Duque Vieira

Share