ORDEM de SACER -Peregrinação e Investidura

ORDEM de SACER -Peregrinação e Investidura

Guadalupe / Plasencia 25, 26, 27 e 28 Abril 2024

No passado dia 25 e 26 de Abril deste ano de 2024, deu-se a primeira peregrinação dos Cavaleiros da Lugar-Tenência da Ordem de Sacer ao Real Mosteiro de Guadalupe ( foto acima), casa Mãe de Nossa Senhora de Guadalupe.

Esta peregrinação já havia sido realizada pelo Grão-Mestre da Ordem de Sacer em Portugal, S.A.R. o Prínciep Alfredo do Hawai’i, no ano de 2020.

A ligação de Guadalupe a Portugal é histórica e já de séculos.

Provavelmente terá sido D. Pedro I, Rei de Portugal o primeiro a ter grande devoção a Nossa Senhora de Guadalupe.

No Real Mosteiro estão sepultados dois dos seus filhos com D. Inês de Castro.

Também aqui se encontra o túmulo da 6`Duquesa de Aveiro, a qual muito contribuiu para o culto e obras neste monumental e único edifício.

Também aqui se deslocou o Condestável de Portugal, S. Nuno de Santa Maria em agradecimento pelo sucesso na Batalha dos Atoleiros.

Este mosteiro ainda recebeu outras visitas ilustres de Portugal como, por exemplo, do Rei D. Afonso V, D. Manuel I e de D. Sebastião entre outros.

A Ordem de Sacer, que vem mantendo viva esta esquecida ligação entre Portugal e Espanha, tem intenção de promover o Caminho a Guadalupe desde Aveiro, passando por Albergaria-a-Velha até Guadalupe, bem como recuperar o histórico Caminho de Évora a Guadalupe.

Esta 1ª Peregrinação da Mesa Mestral da Lugar -Tenência da Ordem de Sacer de Portugal, reveste-se de singular importância não só pelo simbolismo e ligação histórica a Portugal, mas também pela sua vertente espiritual e religiosa.

Real Mosteiro de Guadalupe já foi um dos locais de maior peregrinação na Península Ibérica.

No fim da peregrinação, deu-se na cidade de Plasencia, distrito de Cáceres, a 2ª Investidura da Ligar-Tenência da Ordem de Sacer em Portugal.

Esta Investidura, teve lugar no dia 27 de Abril no Convento das Dominicanas, nesta antiga e histórica cidade.

Além dos SS.AA.RR. (foto acima) a Princesa Idony Punahele e o Príncipe Alfredo do Hawai’i, do Grão-Mestre da Ordem em Espanha D. German Diaz-Perez, dos ilustres Cavaleiros e Damas da Ordem ainda estiveram presentes distintos convidados de Portugal e Espanha.

Durante a cerimónia, os cânticos ficaram a cargo da talentosíssima soprano Constança de Sousa e Melo, a qual encantou toda a assistência.

Seguiu-se de um almoço convívio na zona histórica de Plasencia findo o qual, houve algumas entrevistas para um canal de televisão.

No dia seguinte, dia 28 de Abril, houve um almoço convívio na propriedade de um dos elementos da Ordem de Sacer de Espanha com agradável momento de convívio e partilha.

Seguidamente, os Cavaleiros e Damas seguiram com destino às suas residências em Portugal e Espanha.

Publicado por Joaquim Vitorino a 5 de maio de 2024

Jornal Diário On Line Vila de Rei

Share