Castanheira de Pera conquista 4 prémios Autarquia do ano

Castanheira de Pera conquista 4 prémios Autarquia do ano

O Município de Castanheira de Pera conquistou quatro prémios na 5ª edição dos prémios Autarquia do Ano, organizados pela Lisbon Awards Group e pelo jornal ECO.

Estes prémios distinguem municípios e freguesias que se destaquem em determinadas áreas, através de práticas inovadoras e gestão rigorosa do interesse público.

As distinções foram conhecidas esta quinta-feira, dia 9 de maio, na cerimónia de entrega de prémios que decorreu em Lisboa.

O Presidente da CM Castanheira de Pera, António Henriques, recebeu em mãos os prémios que correspondem aos projetos:

– Projeto “Comunidades Geração”

. Categoria – Educação

. Sub categoria – Ensino Básico

O Projeto Comunidades Geração é uma iniciativa de caráter educativo, inovador e de empreendedorismo social, que visa combater o insucesso escolar e promover a integração social das crianças e dos jovens do ensino básico.

Num universo de cerca de 160 alunos a frequentar o Ensino Básico em Castanheira de Pera, o projeto intervém junto de 42 crianças e jovens.

Este projeto teve início em abril de 2020 e foi cofinanciado por Fundos Sociais Europeus no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego 2020.

Estando desde setembro de 2023 a ser financiado, na sua totalidade, pelo Município de Castanheira de Pera, na sequência do protocolo celebrado com a Associação das Orquestras Sinfónicas e Juvenis Sistema Portugal, em 29 de setembro de 2023.

O projeto oferece a estas crianças a oportunidade de acesso a educação musical. Além de promover a integração social, o projeto pretende fomentar o desenvolvimento individual e relacional destas crianças, de forma equilibrada e harmoniosa, através da conjugação de benefícios emocionais, intelectuais e de competências técnicas a nível musical.

– Projeto “Doze Meses, Doze Caminhadas”

. Categoria – Desporto e vida saudável

. Sub categoria – Promoção de estilos de vida saudável

O Município de Castanheira de Pera e a Prazilândia,

Turismo e Ambiente E.M., prepararam um programa de caminhadas para aproveitar o ano em simbiose com a natureza.

O projeto começou no seguimento da estratégia turística municipal de “Viver Castanheira de Pera Todo o Ano”, uma tentativa de combater a sazonalidade do território e, em simultâneo, promover estilos de vida saudável.

Cada uma das doze rotas disponíveis foi especialmente pensada para o mês em que ocorre, tirando partido do património natural e cultural de Castanheira de Pera todo o ano.

“Doze Meses, Doze Caminhadas” foi desenhado para famílias, grupos de amigos ou empresas e são vários os cenários a encontrar, desde florestas de castanheiros, carvalhos, faias e coníferas, a ribeiros refrescantes e veados na brama.

Pretende-se, assim, cativar e envolver os participantes, proporcionando-lhes uma oportunidade única de conjugar a prática desportiva com o um contacto privilegiado com a natureza.

– Projeto “Rota do Neveiro”

. Categoria – Cultura e Património

. Sub categoria – Imagem Criativa

Os Municípios de Castanheira de Pera e Cadaval têm uma história em comum relativa ao fabrico do gelo, respetivamente, nas Serras da Lousã e de Montejunto.

A Fábrica de Gelo do Cadaval e os Poços da Neve de Castanheira de Pera representam, assim, marcos patrimoniais de uma herança histórica comum relacionada com a produção, armazenamento e distribuição de gelo, consubstanciando para a arqueologia industrial processos de fabrico do mesmo: na Serra de Montejunto, o gelo era fabricado através de lençóis de água distribuídos pelos tanques, expostos às baixas temperaturas das noites de inverno; enquanto na Serra da Lousã era feita a recolha da neve, calcada e armazenada em gelo diretamente nos poços.

O desenvolvimento de um projeto comum, que contempla a Rota do Neveiro, permitirá atrair novos visitantes aos territórios envolvidos, através da oferta de um produto cultural e turístico de qualidade, a partir da valorização e divulgação deste património com características únicas.

As metas a alcançar justificam, pela amplitude e ambição do projeto, a aposta num trabalho colaborativo em rede numa estreita parceria entre ambos os Municípios.

Com vista a tornar esta rota mais apelativa, verificou-se a promoção de um concurso de ideias para a criação da identidade gráfica da “Rota do Neveiro”. A proposta vencedora é  da autoria das jovens Ana Oliveira e Beatriz Fernandes.

– Projeto “Castanheira, Melhor Floresta” 

. Categoria – Segurança, Saúde e Proteção Civil

. Sub categoria – Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais

O Programa Melhor Floresta é um projeto piloto com iniciativa da Biondi e com parceria, estabelecida através de um protocolo, do Município de Castanheira de Pera e de outras entidades do território que pretende concretizar, como o nome indica, uma “melhor floresta”, que seja replicável em várias situações distintas em Portugal através:

– do desenvolvimento e promoção de boas práticas florestais, que contribuam para uma floresta mais resiliente aos riscos a que está sujeita e que seja alvo de uma gestão ativa.

– do conhecimento técnico cientifico existente com base em áreas piloto e campos de demonstração, abordar de forma holística a gestão florestal e os seus benefícios.

Este projeto permite conferir aos territórios uma maior resiliência aos incêndios, às pragas e doenças e contribui para a identificação, controlo e monitorização das espécies invasoras.

Estas quatro distinções acabam por ser o reconhecimento público da aposta feita pelo Município e são reveladoras de um trabalho de articulação direta e facilitadora que tem vindo a pautar a intervenção do executivo em todas as suas áreas.

António Henriques reforça que “Estes prémios são de todos os Castanheirenses.

Castanheira de Pera está de parabéns!”

Castanheira de Pera, 10 de maio de 2024Com os melhores cumprimentos,

Município de Castanheira de Pera – Informação à Imprensa 

—///—

Publicado no Jornal Diário On Line Vila de Rei

J. Vitorino – Jornalista e Diretor

 

 

 

 

Share