Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria – Cerimónia de Investidura

Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria – Cerimónia de Investidura

No passado dia 19 de Junho, reuniram-se na capela de Nª Sra. da Guia, Cascais, algumas Damas e Cavaleiros da Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria para, em conjunto com alguns convidados, celebrarem a elevação com outorga de Grau de alguns membros.

A “outorga da Grau” é uma das cerimónias mais significativas da Ordem Dinástica de S. Nuno de Santa Maria.

Sendo este um momento de entrada de facto na Instituição daqueles que, após a sua investidura, cumpriram o percurso exigido, é também o acto de apresentação formal e de integração da Damas e dos Cavaleiros (a partir da outorga, Damas e Cavaleiros Dinásticos) na Ordem, aos quais, através da imposição da condecoração e das insígnias representativas do Grau, é concomitantemente transmitida a responsabilidade que tal aceitação representa.

Durante a celebração religiosa, conduzida como sempre pelo Rev. Padre Delmar Barreiros, Capelão-Mor da Ordem, foram entregues aos membros agora elevados, as respectivas veneras, insígnias e certificados, pelo Grão-Mestre da Ordem, Sr. Dom Pedro, Duque de Loulé, coadjuvado pelo Chanceler-Mor, Sr. Dom Pedro de Noronha, Conde de Mahém.

Os membros e respectivos convidados seguiram depois para o Palácio Seixas, Messe de Oficiais da Marinha, Cascais, onde foi servido um jantar de cerimónia.

A Benção da Espada

       —///—

Em princípio, a próxima celebração  da Ordem Dinástica de S. Nuno de Santa Maria, está prevista para Novembro, em local a anunciar.           

Texto da autoria de Dom Pedro de Noronha – Chanceler-Mor da Ordem – Conde de Mahém

Publicado no Jornal Diário On Line Vila de Rei a 23 de Junho de 2024

Por J. Vitorino – Jornalista e Diretor – Cavaleiro da Ordem Dinástica São Nuno de Santa Maria

 

Share