EDITORIAL: “Silicone Valley” a fonte da tecnologia, por J. Vitorino
A atual geração é a que está mais habilitada para lidar com o “boom tecnológico” atual; sendo difícil de prever o impacto, que terá na população mundial o inacreditável salto dos últimos anos.
Não tenho qualquer dúvida; de que a esmagadora maioria dos utilizadores das novas tecnologias de ponta, não fazem a mínima ideia onde elas tiveram a sua origem.
Silicon Valley (Vale do Silício), está situado na proximidade da Baía de São Francisco na Califórnia, numa região onde existem grandes Cidades como San José que é a segunda maior no Estado da Califórnia, Palo Alto e Santa Clara, conhecida pela abundância do minério utilizado na pesquisa e manufatura de circuitos integrados de silício, que no Século XX transformou a área num centro de alta tecnologia; muitas das Empresas que iniciaram a sua atividade naquele local, atingiram o estatuto de Startups; tendo muitas delas, sido incluídas na lista 500 da Fortune.
O prestígio de Silicon Valley apenas tem uma sombra em todo o Mundo; a Silicon Wadi em Israel, que é a segunda maior aglomeração de Indústrias de tecnologia de ponta.
Não me chegaria um livro de 1000 páginas para descrever a fantástica história de Silicon Valley, com todos os sucessos e desilusões de Empresas e pessoas, que deram vida à mais famosa fonte do conhecimento em tecnologia.
Muitos dos avanços tecnológicos foram utilizados para fins militares e a corrida espacial, que culminou com a chegada do homem à Lua.
Posteriormente e já nas décadas de 80/9 80/90 por determinação dos mercados, muitos dos investimentos em Silicon Valley deslocalizaram a sua produção para países como a China e a Índia, que se transformaram em colossos da microtecnologia; mas que tiveram a sua fonte em Silicon Valley Califórnia USA.
Não vou seguir a cronologia dos grandes acontecimentos que foram notícia mundial, referindo apenas aquelas descobertas que interferiram nas nossas vidas.
Os humanos transformaram-se em manipuladores da física, utilizando os recursos do Planeta em que vivem para chegarem ao vértice de uma civilização tecnológica como está a acontecer; existindo uma forte probabilidade, de podermos ser os primeiros a ter meios para contactar uma possível civilização tecnológica extraterrestre, numa zona periférica do nosso habitat o Planeta Terra localizado na Galáxia por nós designada de Via Látea; uma das 200 biliões que os acreditam existir, e que a ciência está há muito tempo a trabalhar nesse objetivo.
Em 1947 três engenheiros da AT&T John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain demonstraram com sucesso o processo de amplificar um sinal elétrico utilizando material semicondutor sólido; com a passagem de corrente através do silício, tinham acabado de descobrir o transístor; estes três cientistas de Silicon Valley ganharam o prémio Nobel da física em 1956.
Mas foi em 1959 que Robert Noyce inventou na Fairchild Semiconductor, o primeiro circuito integrado capaz de ser produzido comercialmente; esta peça desenvolvida por Noyce, consistia num circuito eletrónico completo dentro de um chip de silício; a invenção revolucionou a indústria eletrónica em Silicon Valley, e mudou a vida de toda a população Mundial.
No início dos anos 70, os entusiastas da eletrónica passaram a comprar os componentes em lojas, e realizavam encontros no Homebrew Computer Club; um local de referência, onde Steve Wozniak e Steve Jobs, apresentou pela primeira vez o computador que se havia de tornar no Apple I.
Mas a indústria do computador pessoal só arrancou verdadeiramente em 1977, com a chegada ao mercado de três computadores que iriam ser produzidos em massa; o Apple II de uma pequena empresa INC, o Tandy Radio Shack TRS-80 e o Commodore PET, tendo o TRS ao tempo dominado o mercado.
Como Nota; foi no dia 1 de outubro de 1891 foi dado o tiro de partida, para aquele que viria a ser o mais famoso parque tecnológico de todos os tempos, com a fundação da Universidade Stanford no Silicon Valley – Santa Clara na Califórnia, contando no início com 440 estudantes dos quais 110 eram mulheres.
A televisão, transmissores, computadores e outros meios tecnológicos de ponta que levaram o primeiro ser humano à Lua, e alimentam de magia e deslumbramento a atual e as seguintes gerações, tiveram a sua origem em Silicon Valley; que será sempre uma referência da comunidade científica mundial, como tendo sido o local que abriu caminho ao homem, para um dia nos levar até às Estrelas mais próximas; em busca de um Planeta, para colocar a salvo a nossa espécie, quando a Terra deixar de nos dar as condições de sobrevivência.
OBS: À memória de Louis Pauwels e Jacques Bergier; que nas décadas de 50 e 60, escreveram os “Best Seller” O Homem Eterno e Despertar dos Mágicos.
J. Vitorino – Jornalista e Diretor
Jornal Vila de Rei – 1 de novembro de 2024