
Castelo Branco – IPCB – comunicado à Imprensa
Curso Técnico Superior Profissional do IPCB, lecionado no Fundão em parceria com a empresa Softinsa, preenche todas as vagas
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias de Programação e Sistemas de Informação do IPCB, lecionado em colaboração com a empresa Softinsa, preencheu todas as suas vagas para a edição deste ano.
As boas vindas aos 20 alunos que agora iniciam a sua formação, contou com a presença de, Nuno Castela, Vice-Presidente do Politécnico de Castelo Branco, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, João Madeira, Coordenador do Centro do Fundão, e Carla Silva, responsável pela área de Talent Acquisition & Recruitment da Softinsa.
Contou também com a presença do Sub-Director da ESTCB, Rogério Dionísio e com representantes da Escola Profissional do Fundão.
O CTeSP, a funcionar nas instalações da Escola Profissional do Fundão, destaca-se pela sua abordagem prática e orientada para o mercado de trabalho.
Com a colaboração da Softinsa, uma referência na área, os estudantes terão a oportunidade de aprender diretamente com profissionais experientes e adquirir competências que são altamente valorizadas no mundo do trabalho.
Para o Presidente do IPCB, a procura pelo curso é um indicativo do potencial do IPCB em formar jovens, contribuindo para o desenvolvimento económico local. “As parcerias com empresas, não só proporcionam educação e formação de qualidade, como também fortalecem a ligação entre a academia e o mundo empresarial, formando profissionais competentes, prontos para enfrentar os desafios do futuro, contribuindo também para o crescimento económico do Fundão e da região”.
—///—
Politécnico de Castelo Branco promove recolha para o Banco de Bens
O Politécnico de Castelo Branco, através do projeto Banco de Bens do IPCB (BBIPCB), promove uma recolha de bens junto da comunidade académica.
A iniciativa que decorre de 11 a 29 de novembro com pontos de recolha em todas as escolas superiores do IPCB e nos Serviços Centrais e da Presidência, pretende a doação de alimentos não perecíveis, material informático e escolar, e produtos de higiene pessoal.
O Banco de Bens do IPCB tem por objetivo contribuir, não só para o bem-estar, qualidade de vida e sucesso escolar dos estudantes inseridos em agregados familiares desfavorecidos, como também o envolvimento e a participação ativa da comunidade do IPCB.
Enquadrada na resposta social solidária da instituição, recolhendo e distribuindo bens essenciais à comunidade estudantil do IPCB, que por falta de meios estejam privados de bens básicos fundamentais, a iniciativa já promoveu mais de uma dezena de recolhas e ajudou centenas de estudantes.
—///—
IPCB presente no Colóquio Internacional da Universidade de Mons – Bélgica
O IPCB esteve representado no Colloque International “L’espagnol et ses variétés: études interdisciplinaires de sa phonétique”, que decorreu na Universidade de Mons, (Bélgica), através dos docentes, Maria da Natividade Pires e Luis Vicente Gómez García.
O convite partiu diretamente da Universidade de Mons aos docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, que apresentaram a comunicação “Dificuldades fonéticas aprendizaje português lengua extranjera – español lengua extranjera. Contraste PLE – ELE”.
A partilha de experiências entre o IPCB e esta universidade belga vem de longa data e foi renovada recentemente, sobretudo no âmbito da colaboração com a Área de Estudos Ibéricos da Universidade de Mons.
—///—
Jornal Diário OnLine Vila de Rei – 5 de novembro de 2024
J. Vitorino – Jornalista Diretor
