Ferreira do Zêzere – notas de Imprensa
Exercício “A terra treme”
Esta terça-feira, dia 5 de novembro, às 11h05, realizou-se o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”.
Esta iniciativa, promovida anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), tem como objetivo reforçar a preparação e a resiliência da comunidade em situações de emergência sísmica, incentivando a participação de indivíduos e grupos, incluindo famílias, escolas, empresas e diversas instituições.
Em Ferreira do Zêzere, o exercício coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, contou com a participação ativa de todos os estabelecimentos escolares do concelho, bem como dos funcionários do Município. O Conselho Municipal de Segurança, que se encontrava reunido naquela hora, também aderiu à ação.
A ampla participação, sublinha o empenho da comunidade ferreirense na promoção da segurança e da prontidão face a eventuais riscos sísmicos, contribuindo para uma sociedade mais consciente e preparada.
—///—
Recolha e entrega de tampinhas
O Município de Ferreira do Zêzere promoveu a recolha e entrega de milhares de tampinhas angariadas pelos Centros Escolares de Areias e Ferreira do Zêzere, Escola Pedro Ferreiro e pelo estabelecimento Villa Café.
A iniciativa “A Tampinha que nos LIGA”, do Hospital Pediátrico de Coimbra, em parceria com a Liga dos Pequeninos, já permitiu a aquisição cadeiras de rodas e canadianas, que estão disponíveis na sede da Liga dos Pequeninos para apoiar crianças e jovens
que delas necessitem por um período de curta duração.
Através do empréstimo destes produtos, apoiam as crianças na alta hospitalar, internamento e urgência.
—///—
Conselho Municipal de Educação
Reuniu esta terça-feira, dia 5 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Conselho Municipal de Educação de Ferreira do Zêzere. Este órgão consultivo que tem por objetivo, analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo, propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.
No período antes da ordem do dia o Presidente da Câmara Municipal apresentou o investimento do Município em Educação no ano de 2024, o qual representa, até ao momento, mais de 600 mil euros, subdivididos em refeições, transportes, bolsas de estudo, apoios às famílias, recursos humanos, materiais, entre outros.
Seguiu-se uma reflexão sobre os resultados alcançados no último semestre do ano letivo 2023/2024 e o balanço do início do ano letivo 2024/2025, onde ficou claro o sucesso educativo existente no Agrupamento de Escolas, o qual tem superando as metas definidas. Foram ainda apresentadas algumas propostas para o ano letivo 2024/2025 e convidados os conselheiros a abordar os temas e propostas que considerassem de interesse.
Este foi mais um momento fulcral de partilha entre diversos agentes que contribui para a promoção uma Educação de qualidade no concelho.
—///—
Sessão de esclarecimento sobre os apoios e respostas sociais
O Município de Ferreira do Zêzere convida todos/as os/as cidadãos/ãs a participar numa sessão de esclarecimento sobre os apoios e respostas sociais disponíveis no concelho. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de novembro, às 19h00, na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere e destina-se a informar e esclarecer a comunidade sobre os diversos serviços e apoios sociais do município.
É objetivo da sessão que os/as participantes tenham a oportunidade de obter informações detalhadas sobre as respostas sociais existentes, esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre os recursos disponíveis para apoiar aqueles/as que se encontram em situação de vulnerabilidade ou necessitem de acompanhamento social.
As inscrições para esta sessão poderão ser efetuadas junto dos Serviços Municipais, através de contacto telefónico ou por e-mail.
Contatos:
249 360 150 (Radar Social)
radar.social@cm-ferreiradozezere.pt.
Convidamos todos/as os/as interessados/as a estarem presentes e a participar nesta iniciativa que visa reforçar o bem-estar social e promover uma comunidade mais informada e solidária.
—///—
Apresentação de livro
Vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro “Acredito Diogo: um dia perceber porquê” de Olga Silva.
O livro aborda o tema da perda e do luto, bem como a fé e o amor em momento de dor. Uma história real vivida e contada pela mãe, que hoje faz da sua dor um exemplo de amor como voluntária em várias atividades com crianças e idosos. Este livro relata a luta de uma criança de 12 anos contra uma doença terminal que lhe roubou o sonho de viver. Uma história real que aconteceu no ano de 2018 com um jovem atleta de futebol da cidade de Tomar, onde jogava nas escolinhas, o qual chegou a jogar várias vezes com o Ferreira do Zêzere. Tal acontecimento foi conhecido, sentido e muito comentado a nível distrital nesta área desportiva, deixando na memória de pais, atletas, treinadores e equipa de arbitragem um enorme pesar.
—///—
Plano de atividades 2025
O Município de Ferreira do Zêzere convocou as coletividades, instituições e Juntas de Freguesia para a apresentação do Plano de Atividades para 2025.
Nesta reunião todas as entidades tiveram oportunidade de conhecer e apresentar as iniciativas culturais, recreativas e desportivas, para o próximo ano.
—///—
Conselho Municipal de Segurança
Realizou-se esta terça-feira, dia 5 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a reunião do Conselho Municipal de Segurança de Ferreira do Zêzere.
O Conselho Municipal de Segurança é uma entidade com funções de natureza consultiva, que visa promover a articulação, a troca de informação e a cooperação entre várias entidades do Município de Ferreira do Zêzere que têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações.
Fazem parte deste Conselho o Presidente da Câmara Municipal, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, os Presidentes das Juntas de Freguesia, um representante do Ministério Público da Comarca, o Comandante da Guarda Nacional Republicana na área territorial do município, o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Ferreira do Zêzere, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, um representante da Associação de Melhoramentos e Bem-Estar Social de Areias, enquanto entidade com atividade no setor de apoio social, um representante da Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense, enquanto entidade com atividade no setor cultural, um representante do Sport Clube Ferreira do Zêzere, enquanto entidade com atividade no setor desportivo, um representante do Agrupamento de Escolas do concelho de Ferreira do Zêzere, um representante do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere, um representante da empresa Rações Zêzere enquanto representante de setor económico com maior representatividade e uma Técnica de Serviço Social do Município de Ferreira do Zêzere, enquanto representante das estruturas integrantes da rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica situadas no município.
Da ordem de trabalhos constou:
- a) – Evolução dos níveis de criminalidade na área do município, do dispositivo legal de segurança e a capacidade operacional das forças de segurança no município.
- b) – Índices de segurança e o ordenamento social no âmbito do município;
- c) – Resultados da atividade municipal de proteção civil
- d) – Resultados da atividade municipal de combate aos incêndios
- e) – Condições materiais e meios humanos empregados nas atividades sociais e de apoio aos tempos livres, particularmente dos jovens em idade escolar;
- f) – Situação socioeconómica municipal;
- g) – Acompanhamento e apoio das ações dirigidas, em particular, à prevenção e controlo da delinquência juvenil, à prevenção da toxicodependência e à análise da incidência social do tráfico de droga;
- h) – Levantamento das situações sociais que, pela sua particular vulnerabilidade, se revelem de maior potencialidade criminógena e mais carecidas de apoio à inserção;
- i) – Dados relativos a violência doméstica;
- j) – Resultados da sinistralidade rodoviária municipal;
- k) – Situação em matéria de Plano Municipal de Segurança Rodoviária;
Para a Guarda Nacional Republicana, Bombeiros, Serviço Social e Serviço Municipal de Proteção Civil, que apresentaram os relatórios referentes ao período de 1 de julho a 30 de setembro de 20204, na generalidade dos casos houve uma manutenção ou diminuição das ocorrências no concelho de Ferreira do Zêzere.
—///—
Dia 14 de novembro
Teatro “Sob a Terra”
A Companhia de Teatro Leirena apresenta um espetáculo de desenho digital em tempo real no Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere, às 21h30, com encenação de Fréderic da Cruz Pires.
Este é um espetáculo que resulta da transdisciplinaridade de várias artes – teatro, música, artes visuais e multimédia. Apesar de ser um espetáculo transdisciplinar, o teatro é o seu foco principal.
Com o SOB A TERRA procura-se sensibilizar as pessoas acerca de um problema urgente que são os incêndios e chamar a atenção para a realização de boas práticas na utilização do fogo e para a proteção e valorização da floresta através de uma dramaturgia dividida em três atos.
—///—
Está patente na Biblioteca Municipal a Exposição de fotografia de José Caetano.
Biografia: José Ramos Caetano; nasceu em julho de 1970. A fotografia entrou na sua vida no verão do ano 2021. Em pleno período pandémico, considerou a natureza um lugar mais seguro, proporcionando-lhe um verdadeiro equilíbrio, numa fase deveras difícil para a humanidade. Foi neste contexto que a fotografia, nomeadamente de paisagem natural, entrou na sua vida com uma intensidade surpreendente. Numa primeira fase, tentou interiorizar e somar conhecimentos acerca das técnicas inerentes à fotografia e, neste processo, surgiu o fascínio pela longa exposição e, com ela, a necessidade de compreensão da luz, das condições atmosféricas e de outras condicionantes assaz importantes na qualidade dos registos fotográficos.
O seu trabalho fotográfico canaliza-se na fotografia de paisagem natural recorrendo, maioritariamente, à técnica de longa exposição, com a qual muito se identifica. Nos anos de 2022 e 2023 participou em três exposições coletivas, recebeu o primeiro premio num concurso fotográfico, publicou três livros em conjunto com outros fotógrafos, recebeu mais de quatrocentos prémios atribuídos por grupos de fotografia das redes sociais, entre outras distinções.
—///—
Publicado no Jornal Diário OnLine vila de Rei – 6 de novembro de 2024
J. Vitorino – Jornalista e Diretor
