ORDEM DE SACER PROMOVEU UM JANTAR SOLIDÁRIO EM ÉVORA

ORDEM DE SACER PROMOVEU UM JANTAR SOLIDÁRIO EM ÉVORA

INICIATIVA TEVE UMA FORTE ADESÃO E JUNTOU CENTENAS DE BENS ALIMENTARES

   

A Lugar-Tenência da Ordem de Sacer em Portugal, organizou no passado dia 9 de Novembro, um Jantar Solidário na Messe Militar de Évora, que contou com a presença dos Príncipes do SS.AA.RR. os Príncipes do Hawai’i e com várias dezenas de participantes.  

Os principais objectivos e meta a atingir foram uma recolha de alimentos a favor da Cáritas Arquidiocesana e um donativo para a Ordem da Imaculada Conceição, Monjas Concepcionistas Franciscanas de Campo Maior.

A iniciativa insere-se no âmbito desta Ordem Hospitalária, fundada por Cavaleiros e Presbíteros da Ordem de Calatrava, em Espanha no Século XVI, em 1570, e que atualmente prossegue a sua atividade procurando desenvolver ações de solidariedade e assistência aos mais desfavorecidos, promover e divulgar o culto a Nossa Senhora de Guadalupe e assistência aos peregrinos nos seus caminhos de peregrinação a Guadalupe. De notar que a Ordem de Sacer tem uma vasta acção de apoio aos mais necessitados na Península Ibérica e Sul da América.

S.A.R. o Príncipe Alfredo do Hawai’i e Grão-Mestre da Ordem de Sacer em Portugal mostrou-se “muito satisfeito na medida em que os objetivos foram totalmente atingidos, não só pela dimensão dos donativos às Instituições selecionadas, mas também pelo conjunto de personalidades e Instituições que se associaram a este Jantar Solidário, facto que atesta a idoneidade e importância desta ação, que constitui um exemplo dos desígnios da ordem.

Esta é mais uma iniciativa que vai de encontro à matriz assistencial e de serviço desta Ordem, depois da Gala de Sacer que organizamos em março do corrente ano em Albergaria a Velha, unindo desta vez aqui, em Évora, a comunidade em torno de uma causa, o apoio a entidades que intervenham na resposta de cariz social e humanitário àqueles que mais precisam. Esta é uma das muitas acções que a Ordem tem vindo a desenvolver no âmbito do apoio social”.

O Tenente Coronel Gil Leitão Borges, da organização, acrescentou que “a vertente solidária desta iniciativa, foi materializada na escolha de Instituições da Arquidiocese que desempenham um papel relevante em matéria social para destinatários de toda esta ação.

Assim, por um lado, pretendemos juntar um conjunto de géneros alimentares para doar à Cáritas Arquidiocesana, pedindo a cada participante no jantar que trouxesse um saco com: leite, arroz, massa, enlatados, farinha, bolachas, cereais, papa, azeite, óleo e outros bens não perecíveis, tendo graças à enorme generosidade, sido recolhido um grande volume daqueles bens. Por outro lado, que a receita apurada no jantar revertesse a favor das irmãs Concepcionistas de Campo Maior, que fizemos chegar na forma de vale postal.”

Como apanágio de todas as organizações deste tipo da Ordem de Sacer, além da componente solidária, criou-se um evento extremamente agradável complementando gastronomia com cultura, sendo enriquecido com diversos momentos musicais no magnífico Salão do Convento da Graça, antigo refeitório do referido convento.

A receção aos convidados iniciou ao som do Cante e Cultura Alentejana com uma esplêndida atuação do Grupo de Cantares de Évora. A meio do jantar, o jovem Violoncelista eborense Duarte Semeão, brindou os presentes com a “3ª Suite” de Bach. Por fim o “Duo Ambulante”, com o Barítono José Bonifácio acompanhado ao piano por Anna Vorobeva, apresentou um “repertório que atravessa fronteiras e tradições onde as variadas línguas, de mãos dadas à voz robusta e doce, dialogam com o harmonioso piano.” Esta foi a primeira iniciativa da Ordem em Évora, que, dado o sucesso obtido, terá uma forte possibilidade de voltar a repetir-se no próximo ano.

De notar ainda o entusiasmo e contentamento de todos aqueles que estiveram presentes neste evento verdadeiramente solidário, mas também de alegria e bom convívio.

Também é de salientar ainda que a Ordem de Sacer, ao mesmo tempo, tinha outra acção a correr ainda como resposta aos mais necessitados desta vez, pelo terrível incêndio que assolou o distrito de Aveiro neste caso, mais precisamente, na zona de Albergaria-a-Velha.

A tarefa de reunir roupa de casa para ajudar as pessoas que perderam as suas casas e os seus bens foram articuladas através do Eng.º Bento Castelhano que coordenou com o Sr. Pároco de Vila Nova de São Bento, Sr Padre Daniel Guerreiro e com Presidente da União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Cargo, Manuel Luís Nunes. Estes bens foram entregues na Junta de Freguesia de Angeja em articulação com o Sr. Vítor Maia. Seguramente irão contribuir para um inverno mais ameno a muitas famílias desalojadas.

A documentação fotográfica e captação de imagem ficou a cargo de outro membro da Ordem de Sacer, o Realizador José Saldanha Gouveia, que assim imortalizou este importante evento.

           

                Ordem de Sacer

                      —///—

Jornal Diário OnLine Vila de Rei – 19/11/2024

J. Vitorino – Jornalista e Diretor

Share