IPCB Castelo Branco – Nota de Imprensa

IPCB Castelo Branco – Nota de Imprensa

IPCB participa no Kick Off da Bauhaus4EU, na Alemanha, com equipa multidisciplinar

Uma comitiva multidisciplinar, constituída por docentes e colaboradores do IPCB, participou no Kick-Off da BAUHAUS4EU, que decorreu na Bauhaus University Weimar, Alemanha.

A iniciativa marcou o início da implementação deste projeto que permitirá a criação de uma Universidade Europeia constituída por 10 parceiros de 9 países distintos: a instituição líder Bauhaus University (Alemanha), a Lyon2 Lumière e a Université Picardie Jules Verne (França), a University of Bérgamo (Itália), a University of Arquitecture, Civil Engineering and Geodesy (Bulgária), a Blékinge Technical Institute (Suécia), a University of Macedonia (Grécia), a Polis University (Albânia) e a University of Economics Katowice (Polónia).

Com início em janeiro de 2025, o projeto BAUHAUS4EU é coordenado pela Vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, que esteve envolvida no processo de candidatura de dois anos de trabalho intenso, e que permitiu ao Politécnico de Castelo Branco ser membro de uma Universidade Europeia. Ana Vaz Ferreira é também membro do steering committee do projeto.

Ser membro da Universidade Europeia BAUHAUS4EU vai permitir ao IPCB uma maior internacionalização, através da partilha de recursos entre instituições parceiras, da criação de cursos e diplomas conjuntos, da criação de hubs regionais para a inovação e competitividade em estreita ligação ao território, e da criação de oportunidades e mobilidades para toda a comunidade académica.

Para Ana Vaz Ferreira “a integração do IPCB na Universidade Europeia BAUHAUS4EU representa um marco significativo para a internacionalização da nossa instituição, pois o projeto permitirá fortalecer parcerias estratégicas, desenvolver novas oportunidades de mobilidade académica e contribuir ativamente para a criação de um ensino superior mais inovador, sustentável e inclusivo.  Fazer parte de uma rede europeia de ensino superior de excelência, promove o conhecimento e a inovação da instituição em benefício de toda a comunidade académica do IPCB e da região”.

Para além da Vice-Presidente do IPCB, a comitiva integrou ainda um conjunto de colaboradores com funções específicas neste projeto: Ana Ribeiro, coordenadora do Diversity Office da Bauhaus4EU e líder da tarefa na área da diversidade e inclusão, Roberto Monteiro, project manager, Daniel Raposo, líder do workpackage 4 que define a estratégia para a transição para um campus inclusivo e sustentável, Luis Quinta-Nova, Nuno Caseiro e João Neves, líderes em tarefas especificas nas áreas da sustentabilidade, qualidade e comunicação respetivamente.

                 /…/

IPCB presente na Qualifica 2025

O Politécnico de Castelo Branco esteve uma vez mais presente na Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu na Exponor – Porto.

O espaço do Politécnico de Castelo Branco contou com a presença de estudantes das escolas superiores do IPCB, que ao longo dos dias e em conjunto com a equipa de comunicação, dinamizaram o espaço, dando a conhecer os diversos cursos e graus de ensino lecionados na instituição.

Houve também oportunidade para esclarecer todos os jovens sobre questões relacionadas com o acesso ao ensino superior, condições de ensino, infraestruturas, serviços de apoio, qualidade de vida, bem como as diversas atividades disponibilizadas para assegurar a plena inclusão, integração e sucesso dos estudantes na academia IPCB.

A participação do IPCB nos principais eventos nacionais de educação faz parte da estratégia institucional de comunicação e divulgação que tem como objetivo reforçar a imagem da instituição e atrair novos estudantes. Além de apresentar a oferta formativa, o IPCB pretende demonstrar a excelência do ensino, o ambiente académico acolhedor e as oportunidades de crescimento pessoal e profissional proporcionadas aos seus alunos.

Durante os dias da realização da iniciativa estiveram presentes no espaço do IPCB, o Presidente, António Fernandes e a Vice-Presidente Ana Vaz Ferreira, onde tiveram oportunidade de contatar com os jovens estudantes interessados em saber mais sobre o IPCB, numa iniciativa com elevado número de visitantes e um balanço bastante positivo.

A instituição continuará a marcar presença em eventos desta natureza, reforçando o seu compromisso com a educação e com a formação de qualidade.

                /…/

Solidariedade entre gerações nas Jornadas de Serviço Social da ESE

“Reforçar a solidariedade entre gerações para um bem-estar duradouro” é o assunto em destaque nas IX Jornadas de Serviço Social, organizadas pela licenciatura em Serviço Social do Politécnico de Castelo Branco.

De regresso ao auditório da Escola Superior de Educação (ESE), a nona edição do evento decorre a 18 de março, tendo como mote o tema escolhido pela Federação Internacional do Serviço Social para assinalar o Dia Mundial do Serviço Social.

A edição deste ano arranca com duas conversas informais, com a participação das assistentes sociais Ana Inácio (Associação Amato Lusitano), Luana Azevedo (Projeto Forma Redes CLDS do Fundão), Graça Vaz (CRI de Castelo Branco) e Maria Edite Martins, que pretendem trazer para o debate perspetivas e experiências relevantes.

Segue-se um primeiro ateliê, alusivo à filosofia e inspiração dos valores UBUNTU, que nortearam a ação de líderes como Nelson Mandela ou Martin Luther King, a ser conduzido pelos dinamizadores e docentes Ana Fernandes, Ana Paula, Lurdes Esteves, Marcos Domingues, Paulo Gomes, Ricardo Batista, Rosário Quelhas e Natividade Pires.

Já o segundo momento dinâmico de formação que permite explorar casos práticos de colaboração interprofissional no domínio da saúde fica a cargo da  Smart Team. Equipa que, para além da ESE e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, integra o Centro Académico Clínico das Beiras, as faculdades de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, bem como a Escola Superior de Saúde do Politécnico da Guarda.

De novo destinada à comunidade académica e a profissionais da área, as Jornadas de Serviço Social servem de laboratório de aprendizagem para os estudantes, fomentando o trabalho em rede e a relação com as entidades que atuam junto da comunidade.

A participação é gratuita, mas requer registo prévio em https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=SDHJb-CazEC4Hjc8i6dpfeE4q63WS0VLgMw_u5RLrJFUNDhIRFBVN0RJQUM4RExQNFowM0dQOE9LTi4u.

                 —///—

Jornal Diário Digital Vila de Rei

J. Vitorino – Jornalista Diretor

Share