“Comemoração dos 100 anos da Morte de António dos Reis”
Comunicado à Imprensa – texto enviado por Luis Duque-Vieira
—///—
LANÇAMENTO DO LIVRO EM VILA NOVA (MIRANDA DO CORVO
No dia 22 de Setembro de 2024, em Vila Nova (Freguesia do Concelho de Miranda do Corvo), foi organizado um evento pela Junta de Freguesia de Vila Nova com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, no edifício do “Centro de Estágios BTT / Trail Running” (antiga casa do benemérito António dos Reis).
Na Mesa estiveram a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Marilene Carvalho Rodrigues, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova, José Alexandre Paiva e os autores: Maria Leonor Abelho, Fernando Pereira Rodrigues, Jaime Magueijo, Luís Duque-Vieira e também o Autarca de Vila Nova.
Além do público presente que encheu a sala do evento, estiveram os Vereadores da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Armando Santos Ferreira e Rui dos Reis Godinho, a Presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, o director do Jornal “O Mirante”, António Ventura, o historiador Armindo Rodrigues e a proprietária da editora “Minerva”, Isabel Garcia.
Cinco cidadãos resolveram fazer uma pequena biografia de um grande benemérito da aldeia de Vila Nova, António dos Reis e também referências biográficas de Vila Nova e Miranda do Corvo, sendo dois dos autores oriundos do Concelho de Castelo Branco: Jaime Magueijo e Luís Duque-Vieira.
António dos Reis foi um ilustre português que nasceu no Século XIX e faleceu no Século XX, oriundo de família humilde, que resolve procurar a sorte em Terras de Vera Cruz (Brasil), sendo bem-sucedido, onde alcançou uma fortuna considerável.
Nunca esqueceu a sua aldeia, onde financiou grandes projectos como a construção de uma Escola Primária e o seu contributo para que Vila Nova fosse Junta de Paróquia / Junta de Freguesia independente da Junta de Paróquia / Junta de Freguesia de Miranda do Covo, situação que teve êxito no ano de 1907, em que o Chefe de Estado era o Rei Dom Carlos I e o Presidente do Concelho de Ministros, era o Conselheiro João Franco.
—///—
Publicado no Jornal Diário On Line Vila de Rei a 28 de setembro de 2024
J. Vitorino – Jornalista e Diretor