Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio em Ferreira do Zêzere
De 24 de abril a 4 de maio, vai decorrer o Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio – Sabores do Zêzere.
O evento, promovido pelo Município de Ferreira do Zêzere, pretende ser uma celebração da gastronomia local, reunindo nove restaurantes aderentes que irão confecionar pratos únicos com produtos endógenos, como o lagostim e o peixe do rio. A iniciativa alia tradição e inovação, oferecendo aos visitantes uma experiência gastronómica diversificada e de grande qualidade.
Entre os pratos que poderão ser degustados ao longo do festival, destacam-se:
Lasanha de lagostim com espinafres
Tempura de lúcio com risoto de urtiga
Feijoada de lagostim
Bitoque de lagostim
Açorda de ovas com lagostim
Lagostim na broa
Arroz de peixe
Filete de peixe do rio à Guilho com lagostim
Migas e arroz com peixe frito do rio
Para além da componente gastronómica, o Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere será palco de várias atividades aos fins de semana, nomeadamente showcookings, ações de formação, workshops, uma feira de artesanato e produtos locais, uma playzone dedicada às crianças e uma caminhada até São Pedro de Castro, pelas margens da Cabrieira.
—///—
Com esta iniciativa, o Município de Ferreira do Zêzere pretende valorizar os produtos locais, dinamizar a economia regional e atrair visitantes ao concelho, reforçando o seu posicionamento enquanto destino turístico de excelência.
Consulte os restaurantes e cafés aderentes e toda a programação no site:
www.cm-ferreiradozezere.pt
Espetáculo “Revolução que foste minha”
O espetáculo “Revolução que foste minha” será apresentado no Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, esta quinta-feira, dia 24 de abril de 2025, às 21h30. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço. Esta criação cénica pluridisciplinar aborda a emancipação cultural, sexual e política no feminino, em torno do 25 de Abril de 1974. O espetáculo é baseado em textos extraídos da obra Retrato de um Amigo enquanto Falo, de Eduarda Dionísio, de Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, bem como outros textos contemporâneos.
A apresentação conta com a participação de várias associações locais, incluindo o Coro Polifónico da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense, Cantares do Zêzere, Casa do Povo de Ferreira do Zêzere e o Grupo de Teatro da Sociedade Filarmónica Ferreirense.
Espetáculo de poesia e música
No próximo dia 25 de abril, o programa CAMINHOS da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo propõe um momento de celebração da liberdade através da poesia e da música.
O espetáculo “Pena Capital”, irá realizar-se no Centro Cultural Alfredo Keil, de Ferreira do Zêzere, às 17h00, presta homenagem à obra e à figura de Mário Cesariny, poeta e pintor incontornável do surrealismo português.
O recital, interpretado por André Gago e acompanhado pela criação musical de Francisco Sales, propõe uma imersão sensorial na poesia de Cesariny, cruzando palavra dita e guitarra ao vivo. Numa viagem intensa ao universo poético do autor, este espetáculo evoca a liberdade, a imaginação e a resistência, valores profundamente associados ao dia em que se comemora a Revolução dos Cravos.
Entradas livres.
Workshop de pesca e passeio pedestre
No âmbito do Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio, vai realizar-se no dia 27 de abril (domingo) em Dornes, um workshop de pesca com João Dinis e José Alberto, com início às 9h30.
O ponto de encontro é junto ao Posto de Turismo de Dornes, a atividade é gratuita mas com inscrição obrigatória, que pode ser feita por email para turismo@cm-ferreiradozezere.pt.
Mais informações através do 249360151 – Posto de Turismo de Ferreira do Zêzere.
De seguida, terá lugar um passeio pedestre pela Estação da Biodiversidade, com uma extensão de aproximadamente dois quilómetros, o traçado acompanha um curso de água, ao longo do qual pode ser observada a vegetação típica das zonas ribeirinhas, nomeadamente choupos, amieiros, salgueiros, aveleiras e freixos, passando também por uma área de bosque.
—///—
Inauguração do Moinho de Avecasta
O Moinho de Avecasta, voltou a erguer-se após ter sido totalmente destruído por um incêndio em julho de 2022.
A inauguração decorrerá no próximo dia 26 de abril.
A partir das 16h30, o Moinho será o palco da cerimónia de inauguração.
Segue-se, às 17h00, a atuação da fadista Ana Fernandes. Às 17h15, sobe ao palco o Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias, e às 17h45, será a vez do acordeonista Christiano Marques animar os presentes.
O programa continua no Centro Cultural e Recreativo de Avecasta, onde, pelas 18h30, será exibido o filme “As Vizinhas”, uma produção gravada na aldeia com a participação de habitantes locais. O dia termina num ambiente de partilha e convívio, com um lanche volante servido às 20h00.
Templários Rally Classic
O Templários Rally Classic volta à estrada nos dias 25 e 26 de abril.
A cidade de Tomar é o centro de um rali que reúne alguns dos carros mais icónicos da história da modalidade, mas também alguns dos mais evoluídos e competitivos da atualidade.
Uma prova que desafia o tempo, maioritariamente disputada num concelho com forte tradição no desporto motorizado, mas este ano também com passagem por Ferreira do Zêzere.
Com organização do Motor Clube de Tomar, o Templário Classic Rally vai ser disputado em pisos de asfalto. Durante os anos 70 e início deste século, o Rali de Portugal e a Volta a Portugal tenham passagem obrigatória pela cidade dos Templários. Mais recentemente, fez parte do itinerário de provas pontuáveis para o Campeonato Nacional e Regional de ralis.
A 6.ª edição do Templários Rally Classic vai trazer para a estrada alguns emblemáticos carros dessas épocas, mas também mais recentes. A prova da categoria Legend organizada pelo Motor Clube de Tomar, realiza-se em piso de asfalto, tem duas etapas, num total de 183,09 km, e oito Provas Especiais de Classificação, que totalizam 52,68 km, que na verdade são quatro, só que realizadas duas vezes.
Além de podermos ver modelos de diferentes épocas que ilustram a evolução dos ralis, o Templários Rally Classic serve também de promoção turísƟca da região. As classificativas disputam-se nas belas e seletivas estradas dos concelhos de Tomar e de Ferreira do Zêzere, que têm, habitualmente, milhares de espetadores a seguir o rali.
De destacar a realização de uma Super Especial no centro da cidade de Tomar, na noite de sexta-feira, dia 25, e a nova classificativa Dornes, que se realiza no sábado, dia 26.
O Parque Fechado, Parque de Assistência e Abastecimento situam-se no Largo da Várzea Grande, em Tomar, o que permite ao público estar perto dos carros e pilotos.
Inscrições – Marchas de Santo António 2025
O Município de Ferreira do Zêzere vai organizar, no próximo dia 14 de junho de 2025, a 36.ª edição das Marchas Populares de Santo António.
Este evento, de grande relevância cultural e recreativa, é também uma oportunidade para promover a criatividade, a imaginação e o espírito de equipa entre a comunidade ferreirense.
Nesse sentido, a Câmara Municipal convida coletividades, instituições, paróquias, escolas e juntas de freguesia a inscreverem-se e a juntarem-se a esta iniciativa tão especial.
As inscrições podem ser feitas através de um dos seguintes meios:
Presencialmente: no Balcão Único da Câmara Municipal, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30;
Por e-mail: enviando para o endereço geral@cm-ferreiradozezere.pt;
Por correio para:
Praça Dias Ferreira, n.º 38,
2240-341 Ferreira do Zêzere
Consulte a ficha de inscrição e as normas de participação no site do Município.
—///—
Jornal Diário Digital Vila de Rei
J. Vitorino – Jornalista Diretor