MAI – Nota de Imprensa

Situação de alerta prolongada até terça feira em todo o território continental 

Todas as medidas de caráter excecional serão mantidas durante este período. Tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndios rurais, o Governo, pelos Ministros Defesa Nacional, das Infraestruturas e Habitação, da Administração Interna, da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia, da Cultura, Juventude e Desporto, e da Agricultura e Mar, decidiu prorrogar a declaração da situação de alerta, em todo o território do Continente, até às 23h59 do dia 19 de agosto.

Esta prorrogação justifica-se pela persistência de temperaturas muito elevadas, baixos níveis de humidade e vento por vezes forte, o que, nas atuais circunstâncias, contribui significativamente para a propagação de incêndios rurais.

Importa realçar, uma vez mais, que a vigência da situação de alerta, e as proibições dela decorrentes, tem contribuído para uma redução relativa do número de ignições. Com esta decisão, mantém-se, por um lado, o dispositivo operacional reforçado e, por outro, o reforço das ações de vigilância e fiscalização por parte da GNR, PSP e das Forças Armadas.

Assim, e no âmbito da prorrogação da situação de alerta, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil, continuarão em vigor as seguintes medidas de caráter excecional: • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem•

Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas; Cláudia Évora | João Cristóvão Baptista Assessoria de Imprensa claudia.evora@mai.gov.pt | joao.baptista@mai.gov.pt +351 930 940 577 | +351 937 337 148 Praça do Comércio 1149-015 Lisboa, PORTUGAL

                 ***

Jornal Digital Vila de Rei

J. Vitorino – Diretor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *