A Quinta Força, por Joaquim Vitorino

A Quinta Força, por Joaquim Vitorino

 

Físicos norte-americanos terão descoberto a “quinta força” do Universo.

Os cientistas podem ter acabado de encontrar a quinta força fundamental da natureza, onde uma nova partícula subatómica parece dar ênfase à possível descoberta da enigmática e indescritível matéria negra.

A novidade gira em torno de um novo tipo de Bosão, que possui características inéditas em partículas. Se for verdade, será uma descoberta revolucionária; disse Jonathan Feng, Professor de física e astronomia na Universidade da Califórnia em Irvine.

Durante décadas que a ciência conhece as quatro forças fundamentais; que são a gravitação, o eletromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca; mas se for confirmada a possível existência de uma quinta força, ela mudará completamente a nossa compreensão do Universo; com grandes consequências para a unificação das forças conhecidas e da energia escura e matéria negra.

A pesquisa científica, teve por base um estudo realizado em 2015 pela Academia das Ciências da Hungria, onde foi detetada uma quantidade impressionante de matéria negra; que se sabia existir mas nunca tinha sido confirmada.

Sabe-se que 70% do Universo é constituído por energia escura, e 25% por matéria negra que são distintas; cabendo apenas 5% à matéria tradicionalmente conhecida.

A descoberta da Academia das Ciências da Hungria, terá sido um mero acaso, quando da tentativa para encontrar uma anomalia no decaimento radioativo, que sugeria a existência de uma partícula com apenas 30 vezes o peso de um eletrão.

No entanto e de acordo com Feng, as experiências dos Húngaros não confirmam ter encontrado uma nova partícula; não estando claro para eles se seria uma partícula de matéria, ou de uma outra que transmite força.

No entanto, não se lhes pode retirar o mérito, porque os levou a uma nova teoria para unir os dados já existentes, que foi fundamental para se chegar à possível 5ª força do Universo. O estudo foi publicado na revista Physical Review Letters.

Esta nova descoberta científica, coloca questões emocionantes e poderá mudar a nossa compreensão do Universo; que combinado com as forças fundamentais já existentes, poderíamos estar a olhar para “manifestações de uma força maior”; e admitir que, fora do modelo padrão da física conhecida possa existir outra.

Como referido acima o Universo é governado por quatro forças fundamentais: a gravitacional, a eletromagnética, nuclear fraca e a nuclear forte. De todas as forças, a gravitacional é a menos intensa;  sendo 1040  vezes mais fraca que a nuclear forte; no entanto, o seu alcance é infinito.

A força eletromagnética também tem um alcance infinito, mas ao contrário da gravitacional, é muito mais intensa; sendo um centésimo mais fraca que a nuclear forte.

As forças nuclear fraca e a nuclear forte, possuem um alcance muito pequeno; que só se verifica a nível atómico; e cada uma dessas forças tem a sua partícula (bosão) correspondente.

O Gluão corresponde à força forte e o fotão à eletromagnética, e os bosões W e Z  para a força nuclear fraca; e acredita-se que o gravitão seja o bosão responsável pela força gravitacional.

O modelo “Standard”  da física das partículas explica como são interligadas três das quatro forças fundamentais do Universo, mas não  consegue integrar a força gravitacional; integra a eletromagnética, a nuclear fraca e forte, e explica como interagem nas partículas da matéria; mas apesar da força gravitacional ser a força com que estamos mais familiarizados, ela não tem lugar neste modelo.

A teoria quântica descreve o mundo microscópico, e a teoria da relatividade geral descreve o macroscópico, mas as duas não conseguem entender-se; até hoje, ninguém conseguiu conjugá-las matematicamente no modelo “Standard”.

No entanto pode-se referir  que a gravidade não tem grande influência no mundo microscópico; a física quântica integrou perfeitamente o modelo, embora este exclua uma das quatro forças fundamentais.

Quanto à “quinta força” vamos ter que aguardar, para saber que surpresas o nosso Universo nos reserva.

Quinta Força - Foto Hubble

Quinta Força – Foto Hubble

Colisor de Partículas - Cerne

Colisor de Partículas – Cerne

 

 

 

 

 

 

 

J. Vitorino –  Astrónomo Amador 

Share