Notre – Dame, perda imensa para a humanidade

Notre – Dame, perda imensa para a humanidade

. Bombeiros lutaram árduamente

De acordo com o Le Figaro, o incêndio, cuja gravidade está por determinar, teve origem num andaime localizado junto ao pináculo da Catedral de Notre-Dame, um dos monumentos históricos mais visitados da Europa.

A catedral estava a ser alvo de renovações, estando várias secções sob andaimes para se procederem a trabalhos de restauração.

Ao diário francês, André Finot porta-voz da catedral, informou que o fogo foi reportado às 18:50 locais (17:50 em Lisboa), tendo o edifício sido evacuado. Para o local foram mobilizados cerca de 400 bombeiros e foram usados 18 canhões de água para combater este incêndio.

Um dos bombeiros ficou gravemente ferido, segundo relatos da agência Reuters bem como dois polícias, estes com menor ravidade.

Nas imagens e vídeos captados é possível ver as chamas a deflagrar no topo desta catedral em estilo gótico, com uma enorme coluna de fumo a elevar-se sobre a cidade.

O efeito prolongado do fogo já afetou toda a estrutura do teto e levou, inclusive, à queda do seu pináculo, estando a alastrar-se para o interior do edifício. “Não restará nada da estrutura (do teto), que data do século XIX de um lado e do XIII do outro“, lamentou Fino

As autoridades no local temeram não ser capazes de conter o fogo a tempo de impedir o colapso da estrutura principal, incluindo o campanário norte. No entanto, o comandante da brigada dos Bombeiros Sapadores de Paris, general Jean-Claude Gallet, garantiu ao canal de televisão BMFTV que esta tinha sido “salva e preservada”. “Podemos considerar que as duas torres do campanário norte de Notre-Dame foram salvas”, disse Gallet, acrescentando que “a estrutura de Notre-Dame foi salva no seu todo”.

O incêndio está “totalmente extinto”, anunciou esta manhã a brigada de bombeiros da capital francesa, após várias horas de combate às chamas.

Incêndio na Catedral de Notre-Dame: O que se sabe até ao momento
Incêndio na Catedral de Notre-Dame

O incêndio está já foi extinto, comunicou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris, o tenente-coronel Gabriel Plus, horas depois de relatar que o fogo estava “completamente sob controlo”, mas “parcialmente extinto” com “incêndios residuais para extinguir”.

“O fogo foi extinto na sua totalidade. Agora, esta fase é dos especialistas”, declarou numa conferência de imprensa em frente à catedral.

A mesma fonte referiu ainda que os serviços de emergência estão atualmente “a examinar o movimento das estruturas e a extinguir os focos residuais” e que centenas de bombeiros vão continuar a trabalhar todo o dia. Vão também ser retiradas algumas obras de arte do local com a ajuda de especialistas.

Foi uma corrida contra o tempo para tentar salvar o património artístico e religioso de valor incalculável que se encontra guardado nas suas instalações, sendo que se sabe que, do seu espólio, a Coroa de Espinhos, uma relíquia católica que só raramente é exposta em público, e a túnica de São Luís, foram recuperadas.

  • Com Agências, redacção e SAPO
Share

About DIRECTOR

Registo Legal: ERC nº 126 433 Propriedade: Joaquim Vitorino ....... j.vitopo@gmail.com

Related Posts

{ Comments are closed }