As origens do Universo, por J. Vitorino

As origens do Universo, por J. Vitorino

O Big Bang – “probabilidade” de ter dado origem ao tempo?

A eventualidade de terem existido vários Universos é há muito defendida por alguns Astrónomos e Astrofísicos.

E que o atual, esteve em repouso durante biliões de anos até o reinício dos tempos conhecido por (Big Bang); como se tivesse feito uma longa pausa na Eternidade, é um tema que sempre dividiu Astrónomos e pensadores do Cosmos.

Para melhor responder a muitas destas questões, os cientistas terão brevemente ao seu dispor três poderosos instrumentos, para poderem viajar no tempo 13.8 mil milhões de anos até ao Universo profundo; e tentarem saber o que se passou, a partir do primeiro milionésimo de segundo que deu origem ao Universo.

O SKA (Sky Kilometer Array), um quilómetro quadrado de antenas, que estão a ser construídas na Austrália, África do Sul e Argentina, contam com a colaboração de alguns países incluindo Portugal, e será o mais poderoso radiotelescópio até hoje construído.

O E-ELT (European Extremely Large Telescope)

Com 39 metros de diâmetro, também será o maior Telescópio refletor construído até hoje, e está a deixar a comunidade Científica numa alta espectativa; em particular Astrónomos e Astrofísicos, mas também as diferentes entidades religiosas; que como se compreende, desperta grande ansiedade e não é para menos.

A juntar a estes dois instrumentos, já está ao serviço da ciência o Telescópio espacial James Webb que veio substituir o famoso Hubble, que em 30 anos de atividade revolucionou o conhecimento do Universo.

Planeta Terra o berço da humanidade.

Estas três ferramentas ao serviço da humanidade, serão um primeiro passo do homem na penosa pesquisa para sabermos de onde viemos, e se fazemos ou não parte de um “programa” com mais de 3000 milhões de anos ou se, teríamos sido um dano colateral na evolução das espécies ocorrido no Planeta Terra.

A velha ambição da humanidade é um dia receber o Contacto de DEUS

Esta última probabilidade, já foi equacionada por cientistas de diferentes áreas; que independentemente da religião que professam, ou de serem ateus ou agnósticos (que não é a mesma coisa), foram unanimes em reconhecer que a vida conforme a conhecemos, em especial a complexidade do ADN humano; teria uma única possibilidade de acaso de um trilião de trilião de triliões, sem interferência de uma inteligência Superior.

Os humanos e todos (os outros animais com quem partilhamos o mesmo espaço a Terra), que orbita uma vulgar Estrela amarela longe do centro da Via Látea; portanto muito afastada dos grandes acontecimentos cósmicos, que seguramente estão a acontecer a todo o momento, é uma questão que obriga os cientistas a questionarem-se porquê aqui?

Nebulosa M62 – the (Baby Face)

O que nos obriga a refletir o motivo, para que este tenha sido eventualmente o local escolhido, que levaria mais tarde um ser biológico o  “homo sapiens” a atingir a inteligência”; esta pregunta provavelmente, nunca será do nosso conhecimento ou talvez sim?

Para tal, é preciso que os humanos alcancem dois objetivos que serão possíveis com a imprescindível ajuda dos três telescópios que acima referi; eles terão uma missão que ultrapassa de longe qualquer objetivo científico, que é sabermos quem na realidade somos, e o que significa a espécie humana no contexto Universal, e para que foi predestinada pelo seu Criador.

James Webb Space Telescope

Sem atingirmos uma civilização perfeita, nunca teremos o Contacto do Criador do Universo.

Se alguma vez os humanos conseguirem ou tiverem o “Seu Contato”,  toda a filosofia das crenças religiosas que até hoje nos tem dividido, entrará em colapso; este é um sentimento comum a todos os Astrónomos, que se sentam pela primeira vez na (gaiola de observador) de um potente Telescópio.

Um dos objetivos dos cientistas que trabalham arduamente para não deixar esmorecer o ânimo das décadas de 50/60 que colocou o primeiro homem na lua, serão inicialmente vedados ao conhecimento público; e é muito provável, que a informação que a ciência vai receber destes três varredores do Cosmo, fique no conhecimento de um número muito restrito de cientistas, que serão submetidos a um código de honra, para que em qualquer circunstância não o poderem divulgar, pelo que deixo ao critério do leitor imaginar no que estou a pensar.

Wernher Von Von Braun

A chegada dos humanos à Lua e o “projeto Marte” é de Wernher Von Braun e data de 1947; ele foi o primeiro impulsionador de um estudo detalhado para uma viagem a Marte, mas só 22 anos depois conseguimos chegar à Lua; os condicionalismos económicos e conflitos no globo, têm constituído um entrave a uma Grande Aliança na exploração Espacial; cuja finalidade será a humanidade saber o seu verdadeiro destino, e Quem assim o Decidiu.

OBS: À memória de Wernher Von Braun o Grande impulsionador da “Odisseia Humana” no Espaço, e a Carl Sagan 1934 – 1996, o Astrónomo e Astrofísico que no século XX mais escreveu sobre o tema; 20 livros e mais de 500 publicações. (Prémio Pulitzer em 1978 pelo seu livro Dragões do Éden).

Joaquim Vitorino – Astrónomo Amador

 

Share