NOTÍCIAS – IPCB
Politécnico de Castelo Branco adere ao cheque-psicólogo e ao cheque-nutricionista
O Politécnico de Castelo Branco aderiu ao cheque-psicólogo e ao cheque-nutricionista, iniciativa promovida pelo Governo que tem como objetivo proporcionar o acesso a cuidados de saúde mental e física a estudantes portugueses que se encontram inscritos e matriculados no ensino superior.
Estes cheques proporcionam o acesso a cuidados de saúde mental e física aos estudantes das instituições públicas e privadas. Os beneficiários têm liberdade de escolha do Psicólogo/Nutricionista de entre os que constam de uma lista nacional de prestadores, constituída pela respetiva ordem profissional.
Para efetuar o pedido de consulta os estudantes terão de aceder Portal de Serviços Públicos da República Portuguesa em (https://www.gov.pt/, selecionando a instituição de ensino superior a que pertencem e no qual poderão escolher o profissional com o qual querem marcar consulta.
No caso dos cheques-psicólogo, serão atribuídos 2 + 10 cheques, pois aquando do pedido são imediatamente atribuídos 2 cheques ao estudante para efeitos de avaliação. O profissional de saúde, após avaliação, pode indicar a necessidade de atribuir até mais 10 cheques, distribuídos de forma faseada. No caso dos dos cheques-nutricionista, serão atribuídos 2 + 5 cheques.
Para mais informações, os interessados devem contatar os serviços do IPCB através do email cheque.aluno@ipcb.pt.
Esta resposta dos Serviços de Saúde Mental e Bem Estar do IPCB, vem complementar os serviços já prestados pela instituição, no âmbito do projeto de promoção da saúde mental no IPCB, que contempla não só consultas com psicólogos e médicos, como também inicictivas de integração de estudantes e de promoção do sucesso escolar.
Projeto REVUP do IPCB com Formação de Educadores do Método Ubuntu
No âmbito do Projeto REVUP do IPCB, que tem como objetivo promover o sucesso e reduzir o abandono escolar, colaboradores docentes e não docentes da instituição frequentaram online a formação de educadores do método Ubuntu intitulada “Capacitação Teórico-Conceptual no Método Ubuntu”.
As formações, uma online e uma presencial, decorreram de forma dinâmica e interativa, proporcionando a partilha de experiências pessoais e académicas e tiveram como principal objetivo o contato com as diferentes dinâmicas e métodos UBUNTU, de forma a assimilar técnicas e conceitos que serão posteriormente utilizados na dinamização de uma Semana Ubuntu para estudantes do IPCB.
A iniciativa decorrerá ao longo do mês de novembro, com semanas dedicadas aos estudantes de 1ºano, 1ª vez dos cursos piloto de cada uma das unidades orgânicas do IPCB.
Estiveram presentes os colaboradores docentes e não docentes do IPCB : Ângela Simões (ESALD), Ana Margarida Fernandes (ESART), Ana Paula Silva (EST), Catarina Leitão (ESALD), Cristina Calmeiro (EST), João Valente (ESALD), Lurdes Esteves (ESE), Sandra Rodrigues (EST), Paula Pereira (EST), Rosário Quelhas(ESE), João Valente (ESALD), Luís Correia (EST), Maria da Natividade Pires (ESE), Marco Domingues (ESE), Paulo Gomes (ESA), Paulo Torres (EST), Pedro Silva (EST), Ricardo Martins (ESG) e Veronika Kozlova (ESALD)
Estes formam agora uma equipa motivada e inspirada para reforçar o sentido de comunidade e humanismo para toda a comunidade académica do IPCB.
A Academia de Líderes Ubuntu-Ensino Superior integra o IPAV, Instituto Padre António Vieira, o qual tem como missão “Promover e restaurar a dignidade humana, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e da promoção da unidade na diversidade”.
Politécnico de Castelo Branco promove cursos de especialização gratuitos na área das Competências Digitais
O Politécnico de Castelo Branco, está a promover cursos de especialização gratuitos, em regime de b-learning (online), na área das Competências Digitais vocacionados para profissionais que pretendam melhorar as suas competências ou aprofundar conhecimentos.
Os cursos de especialização em Escritório Eletrónico e em Manutenção de Sistemas Informáticos, estão já disponíveis para consulta e encontram-se em fase de inscrição.
Lecionados por docentes da área, estes cursos atribuem ainda 30 créditos (ECTS) no ensino superior e prémios de mérito a estudantes que os concluam com desempenho escolar relevante. É também emitido, a todos os que terminam o curso, um certificado de conclusão.
Com o objetivo de cativar profissionais que pretendam melhorar competências em escritório eletrónico ou em sistemas informáticos, que valorizam a flexibilidade de horários e o ensino à distância (b-learning) e de estudantes do ensino superior que necessitem de acumular ECTS nas áreas da Competências Digitais, estes cursos pretendem capacitar para o uso de ferramentas digitais de forma eficiente, desenvolvendo e habilidades críticas, tais como cibersegurança, análise de dados e trabalho remoto.
Realizados no âmbito do consórcio da RPA23, do qual o IPCB é líder, estes cursos de especialização são uma forma do IPCB contribuir para a competitividade e para a relevância dos profissionais num mercado em constante e rápida evolução, numa perspetiva de formação ao longo da vida.
As inscrições podem ser realizadas online em www.redepolitecnica.pt de 13 de novembro a 6 de dezembro.
—///—
Publicado no Jornal Diário OnLine Vila de Rei – 13 de novembro de 2024
J. Vitorino – Jornalista e Diretor
