O Congresso Segurança & Integridade Digital marcou presença em Abrantes, onde estiveram reunidos vários especialistas para discutirem as vantagens e os desafios que a transição digital traz.
Abrantes foi o centro da tecnologia e da proteção digital no dia 26 de Junho.
O lema foi o de como a tecnologia já deixou de ser uma opção e as dúvidas que agora surgem estão relacionadas com as vantagens que o digital pode trazer, mas também os cuidados a ter para que esta ferramenta seja apenas uma aliada e não um perigo.
Foi isso mesmo que afirmou Susana Silva, da organização do Congresso, destacando a presença no Congresso de especialistas de áreas diversificadas do mundo digital, para apresentarem os seus pontos de vistas sobre as novas tecnologias. O mesmo referiu Jorge Valamatos, Presidente do Município de Abrantes, assinalando que a realização deste evento de caráter nacional é a prova que os territórios do interior estão prontos para serem parte ativa na transformação digital.
Ao longo do dia houve espaço para vários painéis de debate. O primeiro, dedicado ao tema “O FUTURO DO DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO”, contou com a Moderação de André Telheiro Santos (Empresário e Dirigente Associativo e a participação de Pedro Costa (Comentador Televisivo da CNN Portugal e Diretor Geral da GCI Media Group), Rui Gomes da Silva (ex-Ministro dos Assuntos Parlamentares) e Nobre Francisco (Inspetor Chefe da Polícia Judiciária).
Seguiu-se a discussão sobre “A TRANSIÇÃO DIGITAL”, moderado por Susana Silva, coordenadora de Projetos da Telheiro e Gonçalves, com a participação de Fernando Santos Pereira, Vice-Presidente da ANAM (Associação Nacional das Assembleias Municipais.), Miguel Borges, Presidentw do Município de Sardoal, Margarida Lopes, Presidente do Município de Mação, Luís Filipe Dias, Vereador do Município de Abrantes e Pedro Clemente, Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
O painel final “Secure Regions e Inteligência Artificial- O futuro da segurança no território?” foi moderado por Bruno Batista (Chairman da GCI e comentador televisivo), Hernâni Borges (Coordenador de projetos CCTV SYTEMS IT), Ricardo Mendes (KEENFINITY GROUP) e Silvia Esteves Inspetora da ASAE UOX Santarém).
O Congresso Segurança & Integridade Digital contou com o apoio institucional do Jornal Nacional Eco Economia Online, que esteve representado na sessão de encerramento, pelo seu CCO, Diogo Agostinho, que ressalvou a importância de acesso a meios de comunicação fidedignos para refutar informações e como a tecnologia hoje é essencial no apuramento da informação real.
O orador final e organizador do Congresso, Miguel Silva (Presidente da ACE) afirmou que “Como representante do tecido empresarial da região, não posso deixar de sublinhar a importância estratégica que este congresso tem para as nossas empresas. A digitalização já não é um “extra” ou uma tendência do futuro – é uma necessidade do presente.
E se queremos que as nossas PME resistam, inovem e cresçam, temos de as apoiar nesta transição, de forma prática, esclarecida e segura.” Associação Comercial e Empresarial Tel.: 241362252 geral@acee.pt
—///—
Jornal Diário Digital Vila de Rei
J. Vitorino – Jornalista Diretor