Vila de Rei renova compromisso com a Economia Circular

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Vila de Rei volta a reafirmar o seu compromisso com a economia circular, com a sua adesão à terceira edição do Pacto para a Economia Circular no Centro.

 

O Pacto para a Economia Circular no Centro, é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) que tem como objetivo dar visibilidade e valorizar o trabalho que os agentes regionais já desenvolvem na área da economia circular, promovendo simultaneamente a partilha de conhecimento e a cooperação entre os diferentes atores do território.

 

A cerimónia de formalização da terceira edição do Pacto para a Economia Circular no Centro, decorreu no dia 22 de janeiro, nas instalações do Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova. O pacto entra na sua terceira edição, referente ao período 2026/2027, registando o número mais elevado de sempre de entidades subscritoras. No total, são 202 entidades que assumem o compromisso de desenvolver ações no âmbito da economia circular. Em comparação, a primeira edição, em 2019/2020, contou com 86 adesões, enquanto a segunda, em 2023-2025, reuniu cerca de uma centena.

 

O Pacto congrega um vasto e diversificado conjunto de atores, incluindo empresas, associações empresariais, instituições de ensino superior, comunidades intermunicipais, câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social e associações de desenvolvimento local. Cada entidade signatária compromete-se a implementar, durante o período de vigência do Pacto, pelo menos uma ação concreta de economia circular, enquadrada numa das Comunidades de Prática definidas, que abrangem áreas como a investigação científica e tecnológica, a digitalização, as compras públicas circulares, o consumo responsável, a educação e capacitação, a produção sustentável e a economia urbana circular.

 

Durante a cerimónia a Dra. Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, sublinhou a importância da “renovação de um compromisso coletivo alinhado com as prioridades regionais, nacionais e europeias para a transição ecológica”. Afirmando ainda que “Os resultados das edições anteriores demonstram a maturidade crescente da região, culminando num número de adesões que superou todas as expectativas”.

 

Miguel Silva, Vereador da Câmara Municipal de Vila de Rei, destacou que “a subscrição desta terceira edição do Pacto, traduz-se no desenvolvimento de soluções inovadoras na promoção de uma economia circular no nosso Concelho, através da implementação de estratégias de otimização de recursos, redução de desperdício e fomentando a adoção de boas práticas ambientais no âmbito da sustentabilidade.”

 

Ao subscrever a terceira edição do Pacto, o Município de Vila de Rei reafirma o compromisso assumido desde a primeira hora, tendo marcado presença em todas as edições anteriores. Miguel Silva, Vereador do Município de Vila de Rei, sublinha que “esta adesão permite-nos continuar a desenhar soluções inovadoras que transformam os princípios da economia circular em benefícios reais para o Concelho.

 

O nosso foco mantém-se claro: otimizar o uso de recursos, combater o desperdício e integrar as melhores práticas de sustentabilidade no dia a dia da nossa comunidade.” Mais informações sobre o Pacto em: https://pactoec.ccdrc.pt/

                  …///…

Jornal Diário Digital Vila de Rei

Joaquim Vitorino – Diretor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *