O Centro de Portugal voltou a afirmar-se como um dos territórios de referência do turismo nacional na edição de 2026 dos prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”, ao conquistar um total de nove distinções nas áreas do alojamento e da restauração. A cerimónia de entrega dos prémios, apresentada por Bárbara Guimarães, decorreu no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos e reuniu alguns dos principais protagonistas do setor turístico nacional.
Na área do alojamento, a região conquistou uma Chave de Platina, atribuída ao hotel Areias do Seixo, em Torres Vedras, que mantém o estatuto de excelência máxima. Foram ainda distinguidos com Chave de Prata a Casa de São Lourenço, em Manteigas, as Casas do Côro, em Marialva (Mêda), e o Luz Houses, em Fátima (Ourém), confirmando a consistência da oferta regional neste segmento.
Na restauração, o Mesa de Lemos, em Silgueiros, Viseu, voltou a receber um Garfo de Ouro, consolidando a sua posição entre os melhores do país. A região somou ainda quatro Garfos de Prata, atribuídos ao 3 Pipos, em Tondela – uma entrada direta para o guia –, A Lúria, em Tomar, Casinha Velha, em Leiria, e Rei dos Leitões, na Mealhada.
Prémio Carreira para empresário de Fátima
A edição deste ano ficou também marcada pela atribuição do Prémio Carreira a um empresário da região Centro: Alexandre Marto Pereira, gestor hoteleiro com um percurso de grande relevo no setor. O galardão reconhece o contributo do empresário de Fátima para a inovação e estruturação da oferta turística, nomeadamente através da criação de uma plataforma digital que integra marketing, vendas e reservas.
No seu discurso, Alexandre Marto Pereira destacou o papel dos pequenos empresários em territórios com forte sazonalidade, sublinhando o esforço diário para valorizar destinos muitas vezes menos visíveis.
Para Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, “estas distinções reforçam, mais uma vez, a qualidade e autenticidade da oferta turística da nossa região. O Centro de Portugal afirma-se cada vez mais como um destino onde a excelência se constrói a partir do território, das pessoas e da identidade local. Felicito todos os empresários distinguidos. Estes prémios são, acima de tudo, o reconhecimento do seu trabalho diário, que eleva a experiência de quem nos visita”.
“Deixo uma palavra de especial apreço ao Alexandre Marto Pereira, cujo trabalho em prol da experiência turística na região foi muito justamente reconhecido”, acrescenta.
O “Guia Boa Cama Boa Mesa”, publicado pelo jornal Expresso, distingue há mais de duas décadas a excelência no setor turístico nacional, premiando unidades de alojamento com Chaves e restaurantes com Garfos, em diferentes categorias.
—///—
Jornal Digital Vila de Rei
J. Vitorino – Jornalista Diretor |