
A Suécia foi o ponto de encontro dos membros da Universidade Europeia BAUHAUS4EU, com o Blekinge Institute of Technology (BTH) a acolher os trabalhos. O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) esteve representado pela vice-presidente Ana Ferreira e pelo coordenador do Gabinete de Relações Internacionais, Roberto Monteiro.
Durante dois dias, realizaram-se reuniões de trabalho e o evento de lançamento oficial do Regional Council, um organismo que permitirá estreitar a colaboração entre as instituições parceiras e os atores regionais que promovem o desenvolvimento sustentável e a inovação nos territórios envolvidos.
Cada Regional Council é composto por representantes da instituição parceira da Universidade Europeia e por parceiros associados da região, identificados na fase de candidatura, que acompanham a implementação e dinamização da aliança.
A reunião entre os representantes institucionais permitiu partilhar experiências e refletir sobre os principais desafios enfrentados desde o início da implementação do projeto, em janeiro de 2025. Este momento de balanço reforçou o compromisso coletivo com os objetivos estratégicos da aliança.
O IPCB marcou também presença na cerimónia de tomada de posse do novo vice-chancellor do BTH, Henric Johnson, e da nova pro-vice-chancellor, Eva Pettersson. A cerimónia teve lugar na histórica igreja barroca Holy Trinity Church, situada no centro de Karlskrona, local de grande significado cultural e patrimonial para a região, que possui uma forte indústria naval com a construção de submarinos e a existência de uma base, sendo que a BTH é um parceiro de excelência com cursos na área da engenharia.
A Vice-presidente do IPCB, Ana Ferreira, sublinhou a importância desta participação internacional: “Este encontro reforça o papel ativo do IPCB no seio da Universidade Europeia BAUHAUS4EU, ao mesmo tempo que nos permite estabelecer pontes com parceiros regionais estratégicos. A criação do Regional Council constitui uma oportunidade única para alinhar as políticas de ensino superior com os desafios concretos das regiões, promovendo a inovação de forma integrada e colaborativa.”
Castelo Branco acolhe o I Fórum Bauhaus4EU em junho de 2025
De 11 a 13 de junho de 2025, Castelo Branco será o palco do I Fórum Bauhaus4EU, reunindo representantes das dez instituições de ensino superior que compõem a aliança europeia BAUHAUS4EU. Este encontro visa fortalecer a cooperação internacional e promover o desenvolvimento sustentável, inclusivo e esteticamente apelativo nas regiões europeias, alinhando-se com os princípios da iniciativa da Comissão Europeia ‘New European Bauhaus’.
Organizado pelo IPCB, o evento contará com uma programação diversificada, distribuída por diferentes escolas do Politécnico de Castelo Branco. No dia 11 de junho, no período da manhã e após a sessão de abertura, decorrerá a apresentação institucional do projeto BAUHAUS4EU, seguido das sessões temáticas, com temas ligados ao território e ao tecido empresarial da região, com a presença e dinamização da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB). Ao final da manhã, será apresentado, aos parceiros europeus, o projeto “Castelo Branco – Unesco Creative Cities Network”, da Câmara Municipal de Castelo Branco.
No período da tarde decorrerão os workshops temáticos que têm como objetivo debater e angariar contributos dos parceiros regionais face às necessidades do território, que decorrem em paralelo com a reunião dos presidentes e os reitores das instituições de ensino superior europeias da aliança.
No dia 12 de junho, na Escola Superior Agrária, o foco serão as Universidades Europeias com rondas de apresentação de “EU Benchmarking”, bem como a dinamização de 4 mesas redondas sobre áreas chave: gestão, comunicação, oferta educativa e ligação ao território.
O último dia, 13 de junho, será dedicado a reuniões bilaterais de trabalho entre os coordenadores dos Work Packages (WPs), bem como às reuniões do conselho de estudantes, do conselho administrativo, do conselho de doutorandos e do conselho académico, encerrando com um encontro dos coordenadores de projeto.
O programa do Fórum incluirá, para além das atividades de trabalho colaborativo, iniciativas culturais e de integração, tais como o sunset de boas vindas, a prova de produtos regionais e uma visita ao território.
Para Ana Vaz Ferreira, coordenadora do Projeto BAUHAUS4EU no IPCB e Vice-Presidente da instituição “Esta iniciativa é uma oportunidade única para mostrarmos a nossa região e o que fazemos de melhor aos nossos parceiros, além de permitir auscultar os agentes regionais no sentido de encontrar linhas de ação comuns que valorizem o nosso território e as empresas. Da mesma forma, os fóruns de discussão permitirão recolher os contributos necessários para o desenho de novas ofertas formativas, expectativas sobre a mais valia que a universidade europeia poderá trazer em termos de inovação e desenvolvimento da região”.
A adesão do IPCB a este projeto europeu proporciona, não só uma maior internacionalização da instituição e criação de oportunidades de mobilidade para toda a comunidade académica, como também permite participar ativamente na construção de um campus europeu com programas integrados de educação e investigação.
A BAUHAUS4EU é uma aliança composta por dez instituições de ensino superior europeias, incluindo a Bauhaus-Universität Weimar (Alemanha), o Blekinge Institute of Technology (Suécia), a Polis University (Albânia), a University of Architecture Civil Engineering and Geodesy (Bulgária), a Università degli Studi di Bergamo (Itália), a University of Economics in Katowice (Polónia), a University of Macedonia (Grécia), a Université Lumière Lyon 2 (França), a Université de Picardie Jules Verne (França) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal). Juntas, estas instituições representam um universo de 124.000 estudantes e 10.000 colaboradores, colaborando estreitamente em diversos formatos inovadores de cooperação para moldar o futuro do ensino, aprendizagem, investigação e inovação.
O I.º Fórum representa uma oportunidade única para reforçar laços entre as instituições parceiras, promover a troca de conhecimentos e experiências, e delinear estratégias conjuntas para enfrentar os desafios do ensino superior na Europa.
Clínica pedagógica da ESALD-IPCB com programas de exercício terapêutico
A Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), volta a reforçar o seu papel enquanto elo entre o ensino superior e a comunidade, ao lançar dois programas de exercício terapêutico dirigidos a diferentes faixas etárias, orientados por fisioterapeutas.
Os programas destinam-se a pessoas com dor lombar persistente e decorrem de 17 de junho a 11 de julho, nas instalações da ESALD-IPCB.
O primeiro programa é direcionado para pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos e tem como objetivo a promoção de exercício terapêutico a fim de melhorar a dor e aumentar a mobilidade e funcionalidade em geral. As sessões decorrem às terças-feiras e sextas-feiras, às 16h00.
O segundo programa é dedicado à população sénior, com mais de 65 anos, tendo como finalidade a promoção de exercício terapêutico com o objetivo de diminuir o risco de quedas e de aumentar a mobilidade e funcionalidade em geral. As sessões decorrem às terças-feiras e sextas-feiras, às 9h30.
Os programas possuem uma frequência bissemanal, proporcionando um total de 8 sessões a cada participante. As sessões têm a duração prevista de 45 minutos e estão limitadas a 10 participantes por grupo, garantindo um acompanhamento mais personalizado e seguro.
Ambos os programas têm um custo de 24 euros por participante, valor que inclui uma pré-consulta individual de avaliação inicial com um fisioterapeuta da Clínica Pedagógica e o planeamento do acompanhamento mais adequado à situação de cada participante.
As inscrições estão abertas até 14 de junho, podendo inscrever-se todos os interessados que não possuam contraindicações para a prática de exercício de intensidade leve a moderada, através do email clinicapedagogica.esald@ipcb.pt ou do telefone (272 340 563). Para participar, é apenas necessário levar roupa confortável que permita a mobilidade dos braços e pernas.
Com esta iniciativa, a ESALD e a sua Clínica Pedagógica reafirmam o compromisso com a promoção da saúde, o envelhecimento ativo e a qualidade de vida da população local, enquanto enriquecem o percurso formativo dos seus estudantes com experiências reais e transformadoras
—///—
Jornal Diário Digital Vila de Rei
-27 de maio de 2025-
J. Vitorino – Jornalista Diretor