CIM Beira Baixa e Diputación Provincial de Cáceres criam Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e a Diputación Provincial de Cáceres formalizaram, na passada quinta-feira, 4 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Sertã, a assinatura de um documento que estabelece um memorando de entendimento para a criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Cáceres-Beira Baixa (AECT CCBB).
A conclusão do IC31 em perfil de autoestrada, encurtando a distância entre Lisboa e Madrid, é uma das prioridades assumidas pela recém-criada eurorregião Cáceres-Beira Baixa.
Esta estrutura irá atuar nos domínios do ambiente, património natural comum (Reserva da Bioesfera Transfronteiriça e o Parque Natural do Tejo Internacional), energia, proteção civil, desenvolvimento económico, turismo e cultura, mas dará uma atenção especial às questões da mobilidade e infraestruturas, nomeadamente a ligação entre a Autovía Autonómica EX-A1, em Espanha, o IC31 e o IC8.
O compromisso engloba preocupações conjuntas em áreas estratégicas como os transportes rodoviários e ferroviários, a competitividade empresarial e a necessidade de implementar medidas que promovam a fixação da população no território.
Recorde-se que os Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT) foram instituídos em 2006 pelo Parlamento Europeu com o propósito de reforçar a cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional entre Estados-Membros, bem como entre autoridades regionais e locais.
Segundo o Parlamento Europeu, estes agrupamentos permitem desenvolver projetos comuns, partilhar boas práticas e melhorar a coordenação em matérias ligadas ao ordenamento do território, contribuindo para o desenvolvimento coeso das regiões envolvidas.
—///—
Jornal Diário Digital Vila de Rei
J. Vitorino – Jornalista Diretor