Bandeira Azul hasteada nas Praias Fluviais de Fernandaires e Bostelim

As Praias Fluviais de Fernandaires e Bostelim, no concelho de Vila de Rei, foram palco, esta terça-feira, 1 de julho, da cerimónia simbólica do hastear da Bandeira Azul, símbolo de qualidade balnear reconhecida a nível internacional, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Paulo César Luís, dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Vila de Rei e Fundada, dos concessionários das praias e dos jovens das Férias Desportivas de Verão.
A Praia do Bostelim hasteou a distinção pela décima vez consecutiva, enquanto Fernandaires a recebe pelo quarto ano seguido, reconhecendo os elevados padrões de qualidade ambiental, segurança, serviços e educação ambiental existentes nestas zonas balneares.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que em 2025 distinguiu 404 praias em todo o território nacional, 18 portos e marinas e 22 embarcações de ecoturismo. No distrito de Castelo Branco, apenas três praias foram reconhecidas com este galardão: Bostelim, Fernandaires e Açude do Pinto (Oleiros).
A cerimónia incluiu ainda o hastear da Bandeira Praia Acessível na Praia Fluvial do Bostelim, reconhecimento que certifica condições adequadas de acesso e usufruto por parte de pessoas com mobilidade reduzida.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, sublinhou o “orgulho nestas distinções, que reforçam que os investimentos realizados têm permitido consolidar a atratividade e qualidade das praias do Concelho, hoje reconhecidas como destinos de excelência no turismo de natureza no interior do país.”
“Uma Noite na Biblioteca” juntou perto 45 crianças em Vila de Rei

A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, assinalou o Dia Mundial das Bibliotecas, na noite de 27 de junho, com a realização da iniciativa “Uma Noite na Biblioteca”, dedicada a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos.
A atividade contou com a participação de 45 crianças, que tiveram a oportunidade de pernoitar nas instalações da Biblioteca e de participar num conjunto de dinâmicas lúdico-pedagógicas. Entre os momentos propostos estiveram sessões de jogos, atividades de grupo e o visionamento de um filme, proporcionando uma experiência educativa em ambiente descontraído e envolvente.
Com esta iniciativa, o Município de Vila de Rei procurou reforçar o papel da Biblioteca enquanto espaço de aprendizagem, cultura e partilha, promovendo hábitos de leitura e o gosto pelo conhecimento junto do público mais jovem.
—///—
Jornal Diário Digital Vila de Rei
J. Vitorino – Jornalista Diretor