CAP – Comunicado à Imprensa

 

EVENTOS METEOROLÓGICOS EXTREMOS: PREJUÍZOS SUPERIORES A 775 MILHÕES DE EUROS NOS SETORES AGRÍCOLA E FLORESTAL

 

MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DO ESTADO PORTUGUÊS É URGENTE E INDISPENSÁVEL

 

CAP solicita reuniões com o Governo e os partidos com representação parlamentar para garantir uma resposta nacional, com alocação plena de recursos. As ajudas devem contemplar TODOS os agricultores e produtores florestais afetados pelos eventos climatéricos extremos e não apenas os que estão localizados nos territórios onde foi decretado estado de calamidade.

 

 

Lisboa, 06 de fevereiro de 2026 – A devastação provocada pelos sucessivos fenómenos climáticos de extrema gravidade que atingiram o país nos últimos dias já causou prejuízos superiores a 775 milhões de euros nos setores agrícola e florestal, estimando-se que este valor possa ainda vir a aumentar à medida que o levantamento dos danos prossiga.

 

Perante a dimensão desta catástrofe, é evidente que as verbas disponibilizadas pelos diferentes programas europeus são manifestamente insuficientes para responder às necessidades existentes. É imprescindível assegurar uma resposta financeira robusta que permita cumprir dois objetivos fundamentais: a reposição da capacidade produtiva, estratégica e indispensável para o país, e o ressarcimento dos prejuízos sofridos pelos muitos milhares de agricultores e produtores florestais de todo o território nacional.

 

Neste contexto, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) considera urgente a mobilização de recursos financeiros do Estado português, através do Orçamento do Estado, de forma a garantir uma resposta eficaz, solidária e abrangente. Essa resposta deve contemplar TODOS os prejudicados, por estes fenómenos extremos e não apenas aqueles cujas propriedades e bens se localizam em áreas abrangidas pela declaração de situação de calamidade.

 

A CAP já solicitou, com carácter de urgência, reuniões com o Governo e com os partidos políticos com representação parlamentar, defendendo que a resposta a esta crise deve ser assumidamente nacional, assente num compromisso político claro que assegure a alocação plena e célere dos recursos financeiros necessários para apoiar os agricultores, produtores florestais e o futuro da produção nacional.

 

Para mais informações, contactar:

 

José Aguiar | 91 239 49 20 | jose.aguiar@allcomunicacao.pt

Joana Madeira Pereira | 96 512 20 20 | joana.pereira@allcomunicacao.pt

Lucinda Gamito | 96 731 76 93 | lucinda.gamito@allcomunicacao.pt

CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

António Alpalhão | 96 219 20 61 | aalpalhao@cap.pt

                  —///—

Jornal Diário Digital Vila de Rei

J. Vitorino – Jornalista Diretor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *